Foto: Whidy Melo/ac24horas
Neste domingo (6), lideranças e militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) do Acre se reúnem nas sedes da sigla em todo o estado para eleger os novos dirigentes do partido. A votação, que ocorre até as 17h, tem como candidatos em chapa única André Kamai para presidente estadual e Tiago Mourão para presidente municipal.
O atual presidente do PT no Acre, Daniel Zen, destacou ao ac24horas que a formação da chapa única foi resultado de um longo processo de debates internos, refletindo a pluralidade de tendências dentro do partido. “Houve um período longo de debate até o consenso entre todas as forças. O PT é um partido grande, de massa, com muitas tendências internas e orientações políticas distintas, mas que convergem para as disputas eleitorais. O processo é um pouco desgastante, mas positivo, porque a eleição acaba sendo uma celebração”, afirmou Zen.
Foto: André Kamai – Whidy Melo/ac24horas
André Kamai, candidato à presidência estadual, reforçou que a escolha de seu nome foi fruto de um consenso entre as forças internas do PT, mas reconheceu que a unanimidade não é esperada nem desejada. “Ninguém é unanimidade em lugar nenhum, isso é um fato, eu nem pretendo ser. Mas foi um nome de convergência. A gente vai construir de forma unificada, e é normal que um ou outro companheiro que não concorde vote contra ou não vote. Isso é parte do processo democrático interno do PT”, declarou.
Para tornar o dia de votação mais acolhedor, o partido organizou um café da manhã e um churrasco nas sedes, ao som de uma playlist com sambas e pagodes. “Muita gente quase nunca vem na sede, então a gente preparou tudo, arrumou, pintou, deixou bonito para os companheiros se sentirem acolhidos”, explicou Zen.