A reitora da Ufac, Guida Aquino, reuniu-se, nessa quinta-feira, 3, no gabinete da Reitoria, com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para tratar da divulgação nacional do Censo Demográfico-2022, que ocorrerá em 11 de agosto, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede da Ufac, com acompanhamento simultâneo de vários Estados brasileiros.
O censo conta com recorte especial sobre unidades de conservação ambiental, destacando a reserva extrativista Chico Mendes, no Acre. “Estamos muito felizes em receber o IBGE com a excelente notícia de fazer a divulgação do censo em nível nacional na nossa casa”, disse Guida, que também garantiu que a comunidade acadêmica será mobilizada para prestigiar esse evento, considerado essencial para a pesquisa científica do país.
“O IBGE tem adotado uma estratégia de realizar essas divulgações em parceria com instituições de ensino superior em todos os Estados e a Ufac foi escolhida por seu simbolismo e importância como usuária desses dados [produzidos pelo instituto]”, pontuou o superintendente do IBGE no Acre, Marco Esteves.
Também participaram da reunião o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes; o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid; e a chefe de gabinete da Reitoria, Ivone de Oliveira Moraes de Souza. Pelo IBGE, estiveram presentes o substituto do superintendente, Rafael Dias, e a gerente de Planejamento e Gestão Administrativa, Gardênia Sales.
(Fonte: Ascom/Ufac)