A região do aeródromo de Porto Walter, no interior do Acre, ficou em chamas. O fogo começou por volta das 14 horas desta sexta-feira, 4, em uma propriedade ao lado, e se espalhou até próximo à pista de pouso e decolagens das aeronaves.
A situação é recorrente e coloca em risco a segurança dos voos e a vida dos passageiros. Nesta sexta, a última aeronave que esteve em Porto Walter, de acordo com a gerente, Cleide Silva, decolou para Marechal Thaumaturgo antes do meio-dia.
“O aeroporto é todo cercado, porém os moradores fizeram casa colada na cerca do aeroporto e queimam para plantar. Já cortaram a cerca do aeroporto para plantar para dentro e já emendamos a cerca várias vezes. A gente vai lá e conversa com os moradores, mas não adianta”, contou a gerente ao ac24horas
.Nota
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), informa que, nesta sexta-feira, 4, foram registrados focos de incêndio na vegetação localizada na área externa do aeródromo de Porto Walter, nas proximidades do bairro Floresta.
A situação ocorreu fora dos limites operacionais do aeródromo, em uma área de divisa com residências, e foi rapidamente comunicada às autoridades locais. Em parceria com a Prefeitura de Porto Walter, o Deracre providenciou o envio de um carro-pipa para auxiliar no controle das chamas.
O departamento segue acompanhando a situação e mantém diálogo com os órgãos competentes para garantir a segurança do local.
Sula Ximenes
Presidente do Deracre