O rodeio teve início nesta quinta-feira,3, na Expoacre Juruá 2025 em Cruzeiro do Sul com uma cerimônia que lotou a nova arena do Espaço de Eventos orleir Cameli. 56 peões estão na disputa deste ano. Na abertura do evento o desfile dos peões, a devoção à Nossa Senhora de Aparecida e o show pirotécnico agradaram ao público.
O secretário de Estado de Agricultura, Luiz Tchê, enalteceu a nova arena, que tem capacidade para 5 mil pessoas e teve os acessos asfaltados.
“O nosso rodeio, em público, só perde para o rodeio de Barretos. Olha só como a gente já está gigante nesse processo. E o governador Gladson Cameli ,sensível que é, já doou uma picape para a primeira colocada aqui e uma picape para Rio Branco. Nenhum rodeio do Brasil tem um prêmio desse tamanho”, pontua.
O rodeio segue até o próximo sábado, 5.
“O rodeio foi aberto para quem quisesse se inscrever. Então, nós temos competidores aqui de Rondônia, do Acre, do Amazonas, todos os municípios do estado do Acre estarão contemplados aqui.
A premiação. premiação, nós teremos uma caminhonete em primeiro colocado, em segundo colocado nós teremos uma motocicleta Honda. Do terceiro até o décimo colocado será a premiação em dinheiro. De hoje até sábado, a Expo Acre vai respirar somente o rodeio”, destaca Marcos Pereira o coordenador do rodeio.
O peão de Cruzeiro do Sul, Ageu Marcos Souza, quer a caminhonete.
“Eu fico muito feliz de poder participar de novo aqui na Expo Juruá, na minha cidade onde eu nasci. E esse ano a estrutura está bem melhor e cada vez a gente fica feliz que o rodeio está crescendo, está sendo valorizado. Desde os 14 anos que eu monto em boi. No rodeio profissional eu montei a primeira vez com 17 anos. Já estou com 12 anos montando em boi. Eu já entrei em algumas finais e se Deus quiser, esse ano aqui vai dar certo e eu vou lá em Rio Branco e se ganhar vou estar em Barretos”,
O peão, Jessé Oliveira, de Ipixuna, no Amazonas, que já participou de rodeio em Barretos e nos Estados Unidos, é um dos destaques da competição. Também quer ganhar as caminhonetes das competições do município e de Rio Branco.
“Eu moro em Barretos, lá em São Paulo E para lá fica melhor para mim. Agora eu vim passar uma temporada aqui em Cruzeiro, onde o rodeio está muito profissional. O objetivo é ganhar “, conta ele.
Assista a entrevista:
Confira mais fotos: