Categorias: Nacional

Por que Vladimir Putin não vem à Cúpula do Brics? Entenda

Por
CNN Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não virá ao Brasil para participar da Cúpula do Brics, que acontece entre os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por Yuri Ushakov, assessor de política externa do Kremlin.


Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, virá para o evento para representar o país. Ainda assim, Ushakov afirmou que Putin participará por videoconferência.


Atualmente, o Brics é formado por 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.


Alguns dos objetivos do bloco são fortalecer a cooperação econômica, política e social entre seus integrantes e promover aumento da influência dos países do Sul Global.


Por que Putin não virá ao Brasil para a Cúpula do Brics?


Yuri Ushakov explicou que Vladimir Putin não virá ao Brasil por causa do mandado de prisão do TPI (Tribunal Penal Internacional) emitido contra ele em março de 2023 por supostos crimes de guerra durante o conflito na Ucrânia.


“Isso se deve a certas dificuldades, no contexto da exigência do TPI. Nesse contexto, o governo brasileiro não conseguiu assumir uma posição clara que permitisse a participação do nosso presidente nesta reunião”, pontuou o assessor do Kremlin.


O Brasil é signatário do Tratado de Roma, que fundou a corte, e seria obrigado a prender o líder russo no momento em que ele chegasse ao país.


A Rússia, por sua vez, nega as alegações de crimes de guerra. Além disso, o país não assinou o tratado fundador do Tribunal Penal Internacional e considera o mandado nulo.


Ainda assim, Putin já visitou outro país que integra o TPI, mas que não cumpriu o pedido de prisão: a Mongólia. A viagem aconteceu em 2024, e ele teve uma recepção luxuosa.


Essa é a segunda vez que o líder russo decide não ir ao Rio de Janeiro por causa do mandado de prisão do TPI. Ele também enviou Lavrov para a Cúpula do G20 em novembro de 2024 por esse motivo.


A informação de que ele não viria ao país no ano passado foi confirmada a Daniel Rittner, diretor de Jornalismo da CNN Brasil.


À época, o próprio presidente da Rússia explicou a Rittner que a presença dele poderia “arruinar” o evento, argumentando que poderia roubar a atenção e discussão no fórum.


Compartilhe
Por
CNN Brasil