Menu

Nova ferramenta revoluciona a agricultura do Acre com diagnóstico de solo e aumento da produtividade

Governador lançou programa que monitora o solo. Foto: Diego Gurgel/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Aliando modernização e desenvolvimento, foi lançado na noite desta quarta-feira, 2, durante a Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul, o Programa de Análise e Diagnóstico de Solos do Acre, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). A nova tecnologia permite obter resultados rápidos e confiáveis diretamente do solo da propriedade, dispensando o envio para laboratórios. O governador Gladson Camelí participou do lançamento e acompanhou a demonstração da ferramenta.


Chamado “Solo Fértil”, o programa agiliza e desburocratiza o processo essencial para que os produtores invistam na recuperação do solo e, consequentemente, ampliem a produtividade de suas lavouras. As análises são oferecidas gratuitamente aos produtores rurais e utilizam a tecnologia NIRS (espectroscopia no infravermelho próximo), que permite um diagnóstico rápido e preciso na própria propriedade.


“Este é um governo que funciona, que entrega resultados e responde a quem produz, gera emprego, renda e movimenta a nossa economia. Por isso agradeço à minha equipe de secretários, que está cumprindo mais uma promessa: 2025 é o ano da execução”, destacou o governador Gladson Camelí.

Publicidade


Plataforma foi lançada oficialmente na segunda noite de Expoacre Juruá. Foto: Diego Gurgel/Secom

A tecnologia representa um avanço significativo para a agricultura acreana, fornecendo informações detalhadas sobre os nutrientes do solo, como cálcio, magnésio, potássio e fósforo, entre outros. Com resultados instantâneos, a tomada de decisões no campo se torna mais ágil e estratégica.


“O Acre é um estado pujante, com uma terra fantástica e clima excelente. Agora, com a análise de solo implementada de forma concreta, temos certeza de que quem colhia 20 ou 25 sacas de café poderá colher 50 ou 60. Isso é dignidade para o produtor rural, que está no campo diariamente trazendo alimento para nossa mesa. Este é um dia histórico para a agricultura do estado”, celebrou o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Tchê.


A análise de solo é uma ferramenta indispensável para o planejamento agrícola, pois fornece informações valiosas sobre a fertilidade do solo e auxilia os produtores na escolha das melhores práticas de adubação e manejo. Com o Programa Solo Fértil, o governo estadual busca democratizar o acesso a essa tecnologia, promovendo o desenvolvimento sustentável da agricultura no Acre.


O impacto esperado é o aumento da produtividade com responsabilidade ambiental. As coletas são feitas por técnicos capacitados, seguindo um protocolo padronizado. O uso da tecnologia NIRS reduz custos operacionais, economiza tempo e permite um planejamento mais eficaz. A Secretaria continua investindo no fortalecimento das lavouras como forma de impulsionar a economia rural e garantir mais segurança alimentar.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress