Categorias: Juruá

Zequinha Lima se reúne com Secretaria de Segurança Pública do Acre para debater melhorias no setor na região do Juruá

Por
Sandra Assunção

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, participou, nesta terça-feira, 2, de uma reunião com a cúpula da Segurança Pública do Estado realizada na sala de reuniões do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). O encontro contou com a presença do Secretário Estadual de Segurança Pública, Coronel José Américo Gaia, do secretário municipal de Segurança Pública, Rafael Sanson, além dos prefeito de Mâncio Lima, Zé Luis e Salatiel Magalhães, de Rodrigues Alves, bem como representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.


O objetivo principal da reunião foi discutir estratégias de fortalecimento da segurança pública na região do Vale do Juruá, especialmente em um contexto de fronteira, onde os desafios incluem, além da criminalidade local, o tráfico de drogas e o crime organizado.



O Coronel Gaia destacou os investimentos históricos realizados pelo Governo do Estado na segurança pública. “Nunca foi investido tanto recurso na segurança pública como agora. Estamos falando de investimentos logísticos, humanos, ampliação de efetivos, equipamentos e inteligência. E tudo isso com liberdade para trabalhar e atender todos os 22 municípios de forma igualitária, mesmo os de difícil acesso”, afirmou Gaia. O secretário também informou que o Estado está adquirindo uma aeronave Caravan para reforçar o trabalho integrado e melhorar o atendimento em regiões isoladas.


Ele mostrou dados que indicam uma queda nos índices de roubo e furto nos últimos anos:


• 2021: 271 ocorrências


• 2022: 228 ocorrências


• 2023: 345 ocorrências


• 2024: 179 ocorrências


• 2025: 128 ocorrências (até o momento)



O prefeito Zequinha Lima enfatizou a importância da união entre os entes públicos e a sociedade para garantir mais segurança à população. “A responsabilidade da segurança pública é de todos nós: governos, instituições e a sociedade. Essa reunião foi fundamental para alinharmos ações, ouvirmos as estratégias que estão sendo aplicadas e, principalmente, contribuirmos com sugestões. Nossa região é de fronteira e enfrenta questões graves, como o tráfico de drogas. Mas também temos que reconhecer que há investimento do Governo do Estado, e isso é perceptível com mais efetivo, tecnologia e ações de inteligência”, destacou.


Outro ponto levantado foi a importância da continuidade do planejamento estratégico até 2027, garantindo que os futuros gestores já encontrem uma base sólida de trabalho e metas definidas na segurança pública. A proposta de encontros mensais entre os representantes dos municípios e a cúpula da segurança também foi debatida como forma de monitorar os avanços e apresentar novas demandas de forma constante.


Compartilhe
Por
Sandra Assunção