O pau que bate em Chico, também, bate em Francisco

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

“Façam este golpe direitinho, porque meu coração não perdoa traição”. A frase publicada no jornal A Tribuna esta semana e atribuída à vice-governadora Mailza Assis, mostra uma guinada da candidata recatada, toda certinha, comedida e de ficar na defensiva, mudando da água para o vinho. Mandei uma mensagem para ela perguntando a quem se referia na frase, mas optou por não responder, o que é um direito dela. Mas tenho fontes. Primeiro fui saber qual foi o teor da conversa que teve com o prefeito Tião Bocalom. E o que soube de uma fonte altamente confiável é que quase foi um diálogo de surdos. Ela pediu apoio ao Bocalom, este falou da sua simpatia por ela, mas que não poderia declarar este apoio, porque o seu nome pode surgir numa eventualidade no futuro como candidato ao governo. O café esfriou na hora. Traduzindo para o popular: – Vá cantar em outra freguesia. Não sei qual a reação íntima da Mailza, mas creio que, na sua ingenuidade, esperava que por ter lhe apoiado no primeiro mandato contra o governador Gladson – apoiou a Socorro Neri para prefeita – ela fosse ter dele agora uma contrapartida. Deve ter saído frustrada do encontro, que foi um show de amadorismo da sua parte. Uma outra fonte governista interpretou a sua frase como um recado a um grupo do PP que tenta a todo custo convencer o prefeito Bocalom a se afastar para disputar o governo e assumir a PMRB. Não interessa muito para quem foi o seu recado de que não perdoa traição, mas sim que com ela daqui em diante será na base do que quem não tiver comigo, está contra. Para ser mais explícito: o pau que bate em Chico, também, bate em Francisco.


MULHER VALENTE, SIM SENHOR!


Acabei de receber agora, o BLOG já estava no ar, a resposta da vice-governadora Mailza Assis sobre a pergunta que lhe mandei à tarde , sobre a quem foi endereçada a sua frase de que não perdoa traição e nem armadores contra sua candidatura. A pergunta foi essa: “Governadora, aquela sua frase que não perdoa traição diz respeito a grupos políticos do PP que articulam a candidatura do Bocalom ao governo na surdina ou ao Bocalom. Gostaria de uma resposta sua, por favor”. A resposta foi curta e esclarecedora, sem medo e firme: “Aos dois Luiz”. Conheço um pouco a Mailza, por trás daquela figura pacata, se esconde uma mulher valente e que fala de frente. Na política não há lugar para quem não tem posição firme. E a Mailza mostrou que isso não lhe falta. Não pensem que por ser mulher vai ser levada para o canto do ringue nessa disputa do governo.


ENTROU NA CAMPANHA


Os ataques que sofreu do deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) numa postagem, considerando o seu governo como um fracasso, mexeu com o governador Gladson Cameli, que entrou de fato na campanha da Mailza, ao dizer numa solenidade no Juruá que ela não só é a sua candidata ao governo, mas que fará tudo para ganhar a eleição e quem apostar contra vai perder. Para ela, foi como um bálsamo para a negativa do Bocalom de lhe apoiar.


DUARTE DIZ QUE RELEMBROU


O deputado Roberto Duarte (Republicanos) ligou para o BLOG para dizer que os índices negativos atribuídos aos mais diversos setores do governo do Gladson não saíram da sua cabeça, mas apenas relembrou matérias a respeito publicadas nos mais diversos meios de comunicação do estado. Mas que considera mesmo o atual governo como fraco. O que deve ser o tom da campanha de oposição do candidato ao governo, senador Alan Rick (UB).


CARLOS BEIRUTE


Enfim, uma boa notícia na busca pelos partidos de candidatos a deputado federal: o médico e ex-vereador Carlos Beirute aceitou o convite do deputado Afonso Fernandes (Solidariedade) e será candidato a deputado federal pela Federação Solidariedade-PRD. É um nome da melhor qualidade, competente e respeitado. A política precisa mudar.


JOGO DE VERSÕES


O subsecretário da SEGOV, Márcio Pereira, chegou a ser nomeado para a articulação política do prefeito Tião Bocalom, mas pediu que o ato fosse desconsiderado, porque não deu autorização. Foi um ato fantasma, pelo visto. Pereira disse que comunicou ao chefe de gabinete da PMRB, José Valtim, que não aceitaria o convite, e que, ele não se fez entendido. Ficou o disse pelo não disse e o Márcio Pereira continua no governo.


CHUTOU O MDB


Com os afagos públicos e a promessa de permanência no cargo no seu governo do atual chefe de gabinete, Jonathan Donadoni, a vice-governadora e candidata ao governo Mailza Assis, praticamente deu um chute numa aliança com o MDB. Donadoni foi uma espécie de carrasco financeiro – foi quem montou toda estrutura da campanha milionária do prefeito Zequinha Lima – para derrotar a candidata a prefeita do MDB, Jéssica Sales. E ainda comemorou sua derrota. E isso o presidente do MDB e seu pai, Vagner Sales não esqueceu, e nem poderia.


MAIORIA ESMAGADORA


A maioria esmagadora do poderoso grupo dos cabeças brancas do MDB, não nutre nenhuma simpatia por uma aliança com o grupo que comanda o estado. São favoráveis a uma aliança com o candidato ao governo, senador Alan Rick (UB).


CRIATURA CONTRA O CRIADOR


Jonathan Donadoni é uma cria política do ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales – ele chegou a ser presidente do diretório municipal do MDB- e na última campanha para a prefeitura daquele município, encenou o papel da criatura que se voltou contra o criador, montando toda estrutura financeira para derrotar a Jéssica Sales (MDB). Coisas da política que não costumam ser esquecidas. O MDB tem isso atravessado na garganta. Mas, o jogo segue célere. A política é uma gangorra.


ELA SÓ CRESCE


A vereadora Izabelle Araújo (Republicanos) foi impedida de fiscalizar o estoque de medicamentos na farmácia da prefeitura de Brasiléia, como se houvesse algo a ser escondido. Alí é uma repartição pública e não particular. Ela foi eleita para fiscalizar e tentou cumprir o seu papel de vereadora. Izabelle está despontando como uma uma promissora futura liderança política de Brasiléia. Não foi cooptada pelo poder. E isso deve incomodar quem governa. E isso lhe dá autoridade para cobrar do prefeito Carlinho do Pelado.


EMPURRADOS COM A BARRIGA


Os 30 sindicatos que fizeram ontem uma manifestação conjunta com protestos contra o pouco caso do governo para as suas pautas salariais, não esperem respostas concretas, tendem a ser empurrados com a barriga. Este tipo de comportamento do governo com categorias importantes, não deixará de impactar negativamente na candidatura da vice Mailza Assis, porque ela faz parte do poder, mesmo não tendo a caneta.


REGISTRO


O sindicato dos policiais civis do ex-Território Federal do Acre está convidando os sindicalizados ou herdeiros para comparecerem à sede do sindicato, para que seja vista a possibilidade de recebimento de valores em processo judicial em curso, assim como a regularização processual. Essa categoria há muito já era para ter sido beneficiada com as indenizações que é de direito.


PERDA DE TEMPO


O TCE sabia que não tinha poderes para afastar do cargo o secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho, por uma escola funcionar em situação precária no Bujari. Perdeu no Tribunal de Justiça do Acre, insistiu e perdeu o recurso no STF.


PARA SER REALISTA


O senador Márcio Bittar (UB) liberou em torno de 70 milhões de reais para obras em Xapuri, inclusive, a estrada variante e a ponte da Sibéria estão em obras graças às suas emendas parlamentares. Que fique registrado.


DECISÃO ACERTADA


Deveria ter dito que não aceitava o convite, não teria lhe causado o desgaste de imagem que lhe causou, mas o subsecretário da SEGOV, Márcio Pereira, acertou ao recusar ser o articulador político do prefeito Bocalom. Corria o sério risco de se queimar, porque não teria liberdade para encaminhar demandas dos vereadores da base do prefeito e serem resolvidas.


TUDO SE RESOLVE


Um parlamentar estadual que defende a candidatura de Mailza Assis ao governo, comentou ontem ao BLOG, que assim que ela tiver a caneta do governo que demite e nomeia, os que tentam lhe torpedear dentro do PP vão ficar pianinhos para não perder os cargos. Rio Branco é terra de muro baixo, tudo se sabe.


DUAS BARRAS


O senador Alan Rick (UB) vai ter que enfrentar as duas máquinas políticas poderosas: a máquina do governo e da prefeitura da capital, que estarão a todo vapor contra sua candidatura. Ainda assim, Alan é um candidato muito forte.


NÃO CREIO


Não creio que o prefeito Tião Bocalom seja candidato a governador sem o apoio do Gladson Cameli e do PP, seria arriscar muito deixar a prefeitura e não ganhar a eleição. Mas, se tratando do Bocalom tudo pode acontecer. Ou nada.


AMBOS PERDERAM


Os dois prefeitos que abandonaram o mandato em curso para disputar o governo, Flaviano Melo (MDB) e Marcus Alexandre – na época do PT – foram derrotados. Nem o mel e nem a cabaça.


FRASE MARCANTE


“Há muros que só a paciência derruba… Há pontes que só o carinho constrói”. Poeta Cora Coralina.


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge