A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, fez duras criticas nesta quarta-feira, 2 julho, na Câmara dos Deputados sobre a falta de avanço na pavimentação da rodovia BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).
Durante audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, a ministra classificou como “incompetência” a não pavimentação da estrada ao longo dos últimos 15 anos.
Marina afirmou que a questão se tornou um “bode expiatório” e a transformou na maior cabo eleitoral de algumas pessoas em eleições regionais.
A fala da ministra ocorreu em resposta à intervenção do deputado Alberto Neto (PL-AM), que questionou se a ministra era favorável ou contrária à reconstrução da estrada.
“A senhora é contra ou a favor a BR-319? nosso povo não aguenta mais, ministra”, disse o parlamentar.
A ministra destacou que, atualmente, em parceria com o ministro dos Transportes, Renan Filho, está sendo realizada uma avaliação ambiental estratégica. Segundo ela, essa avaliação é fundamental para o licenciamento da obra e requer bons estudos, com a contribuição de instituições como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Marina também abordou as gestões anteriores, questionando por que a obra não foi feita durante os quatro anos do Governo Temer e os dois anos do Governo Bolsonaro. Ela ressaltou que a licença prévia para a reconstrução e asfaltamento do Trecho do meio da BR-319 foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 2022, no último ano do governo de Jair Bolsonaro (PL).
“Ficou quatro anos do Governo Bolsonaro, dois anos do Governo Temer, e não fizeram por quê? [Fizeram] A licença prévia no último segundo do segundo tempo”, indagou referindo-se à Licença Prévia.
Ao final de sua fala Marina atribui o descompromisso e incompetência para a solução do problema. “Não fazem por falta de compromisso e pura incompetência, mas a culpa é da Marina”, disse.
Assista ao vídeo:
Vídeo: Revista Cenarium