O secretário de saúde de Rio Branco, Rennan Biths, deve acumular o cargo como secretário interino pasta de Especial Municipal de Articulação Institucional, depois que o secretário adjunto do Governo do Acre, Márcio Pereira, disse ter sido nomeado à revelia e declinou do convite feito pelo prefeito Tião Bocalom. A questão deve ser fechada ainda nesta quarta-feira (2) e deve ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) amanhã (3).
Saiba mais: Márcio Pereira diz ter sido nomeado “sem consentimento” e pede anulação do ato
Ao ac24horas, Rennan Biths disse que a possibilidade surgiu após a mudança repentina de posição de Márcio Pereira. “A gente se reuniu na prefeitura para avaliar essa mudança repentina de posição do Márcio, porque naquele dia, que você mesmo acompanhou, estava tudo resolvido. Ontem houve um distanciamento e hoje a gente foi surpreendido com essa posição dele. Uma possibilidade é eu assumir interinamente, porque de imediato não temos outro nome”, afirmou.
De acordo com pessoas próximas à tomada de decisão, Rennan Biths goza da confiança de Bocalom e já vinha fazendo um trabalho de articulação, inclusive, destacando o ex-vereador Juracy Nogueira para acompanhar os trabalhos na Câmara – o que, por vezes, acabou tendo mais sucesso do que o ex-secretário de Articulação Institucional, Jonathan Santiago, que foi exonerado na última segunda-feira (30). Além disso, é apontado a Biths parte do sucesso do bom desempenho do prefeito da capital na campanha à reeleição, onde ele atuou como coordenador.
Rennan Biths já ocupava o cargo de secretário de saúde do município por indicação do grupo do União Brasil (UB), fruto de um acordo político no contexto das eleições do ano passado. Já Márcio Pereira, que chegou a ser nomeado, é primeiro secretário do Progressistas, partido que se aliou ao União Brasil para obter o poder de indicar o vice-prefeito de Bocalom, Alysson Bestene.