Menu

Cármen Lúcia será relatora de ação do governo do Acre contra o Estado de SP no STF

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi designada relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7822) protocolada pelo governo do Acre contra o Estado de São Paulo.

A ação contesta a suspensão da isenção de 7% do ICMS nas remessas de produtos de origem nacional às Áreas de Livre Comércio (ALCs), medida adotada pelo governo paulista e que afeta diretamente os municípios acreanos de Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul.

Anúncio

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE-AC) argumenta que a decisão paulista viola a Lei nº 8.857/1994, que garante incentivos fiscais às ALCs da Amazônia Ocidental, semelhantes aos da Zona Franca de Manaus. O objetivo da legislação é fomentar o desenvolvimento das regiões de fronteira.

Desde janeiro, com base no Decreto nº 67.383/2022, o governo de São Paulo prorrogou diversos benefícios fiscais, mas excluiu as isenções voltadas às ALCs. A mudança afeta diretamente 1.774 empresas em Brasileia e 5.865 em Cruzeiro do Sul, além de outras na região.

Segundo o governo acreano, a retirada do benefício fere princípios constitucionais, como o equilíbrio federativo e a legalidade, ao ignorar uma política nacional de redução das desigualdades regionais. Com a relatória de Cármen Lúcia, caberá à ministra analisar os argumentos e decidir sobre o andamento do processo. Ainda não existe data para o julgamento.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.