Menu

Bastidores

A vice-governadora Mailza Assis, do PP, disse a assessores que entende a insistência de Bocalom para ter Márcio Pereira em sua equipe como uma manobra para atingir a sua candidatura ao governo. E mandou um recado duro aos que chamou de conspiradores: “Não se esqueçam que serei governadora e apesar de falar baixinho, educadamente, garanto que minha mão é pesada”.


Prefeito problema

Para a cúpula que cerca Mailza, esse movimento de ter a qualquer custo Márcio Pereira, nada tem a ver com o parlamento, argumento usado para tirar Márcio do governo. O secretário de Estado Luiz Calixto disse que o problema do prefeito com a Câmara é ele mesmo, Bocalom, que não sabe dialogar. O secretário lembra que o prefeito já afastou da articulação política o seu principal secretário Valtinho e agora Jhonatan Santiago. “Então o problema é o próprio prefeito, antipático, grosseiro e maldoso”. E nada mais disse.


Sobrou para o Gladson

Para “tentar” mostrar ao eleitor a sua lealdade ao governador Gladson Cameli, o prefeito Tião Bocalom disse que ele mesmo vai procurar Cameli para conversar sobre a ideia de ter Márcio Pereira. De besta, Bocalom não tem nada. Ele sabe que Gladson não vai brigar por conta de um assessor e que terá a sua aprovação.



Conta ligeira

Secretaria de Educação e Secretaria de Cuidados com a Cidade somam, em conta de padaria, algo em torno de 40% da gestão. Professor de Matemática que é, Bocalom quer colocar a conta política na mesa do PP. Sombreando toda a cena, a candidatura ao governo que agora, mais do que nunca, tem Mailza no páreo.


Queimação nos bastidores

Correm rumores nos bastidores da Câmara Municipal de Rio Branco de que o presidente da Casa, vereador Joabe Lira, teria reclamado diretamente ao prefeito Tião Bocalom sobre a atuação do colega Jhonatan Santiago, acusando-o de atravessar decisões e articulações internas. A insatisfação levou Joabe a se aliar ao chefe da Casa Civil, Valtim José, e juntos teriam pedido ao prefeito a “cabeça” de Santiago – demanda prontamente atendida por Bocalom. O episódio expõe o racha na base governista e o jogo de força nos bastidores do Legislativo. O próximo a articular terá trabalho na Casa Legislativa.


Seco e quente

Apesar da friagem nesta primeira semana, o mês de julho no Acre deve ser marcado por pouca chuva e temperaturas acima da média, segundo as previsões da MetSul e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


TRE

Se o tempo ajudar, vai dar tudo certo. No estande do TRE da Expoacre Juruá, eleitores podem emitir o primeiro título, atualizar dados, solicitar transferência eleitoral e consultar a situação do título, além de pedir certidões e outros serviços.


Democracia

Falando nisso, está pronta a logomarca das próximas eleições em que a Justiça Eleitoral exalta o processo democrático: “voto na democracia”.


Festa garantida

Quem reclama que a Expoacre mais parece uma grande festa junina vai ter que aceitar o apelo do governo aos grandes shows deste ano. Milhares de pessoas passaram a se deslocar de uma ponta do Acre à outra para assistir Gustavo Lima, Safadão e Raça Negra no Juruá.


Retirada

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Rio Branco determinou que a empresa A.K. Rastreamento e Telemetria Ltda, retire, em 30 dias, todos os equipamentos de rastreamento veicular instalados nas viaturas da PM acreana. A decisão, proferida em 11 de junho de 2025, atende a um pedido do Estado do Acre, que alegou falhas graves e rescisão contratual por inadimplência da empresa, impedindo a instalação de novos sistemas.



Multa

Em caso de descumprimento, a empresa A.K. Rastreamento e Telemetria Ltda. estará sujeita a uma multa diária de R$ 10.000,00, limitada a 30 dias. Além disso, a Justiça autorizou o Estado do Acre, por meio da Polícia Militar, a remover os equipamentos por conta própria ou com empresa terceirizada, cobrando os custos da ré posteriormente. A decisão visa restabelecer os serviços essenciais de rastreamento da frota policial.


Caçadores

Aos que gostam de arma, um lembrete: começou em 1º de julho, pela Polícia Federal, a emissão de Guias de Tráfego para CACs no Acre. Em 16 de julho, outros serviços essenciais, como concessão e revalidação de CR, estarão disponíveis. Já em 1º de agosto, será possível realizar cancelamento e registro de armas, e em 18 de agosto, renovações de CRAF e transferências.


Nenhuma

Produtores rurais da Transacreana resolveram se mobilizar na Assembleia Legislativa, onde a maioria dos deputados estão em Cruzeiro do Sul para participar da Expoacre Juruá. O motivo é o mesmo de sempre, as áreas embargadas. Alguma solução? Nenhuma!


Pecuária

Um estudo da Embrapa Acre revelou que 82% dos produtores de gado de corte no estado são de base familiar, e 71% praticam a criação de bezerros com baixa adoção tecnológica. A falta de infraestrutura adequada é o principal entrave à modernização. Essa pesquisa abrangeu 246 fazendas em 12 municípios acreanos, buscando entender as fragilidades e potencialidades da atividade.


Potencial

Apesar dos desafios, a pecuária de cria no Acre demonstra forte potencial. O estudo da Embrapa identificou que 75,4% das propriedades possuem pastagens de boa qualidade, resultado de investimentos em reforma e uso de gramíneas adaptadas.


Carro-chefe

A pecuária de corte é a principal atividade econômica do Acre, responsável por 60% do valor bruto da produção agropecuária. A criação de bezerros, base para carne de qualidade, gera trabalho e renda para mais de 10 mil produtores rurais. Esses produtores fornecem bezerros desmamados para recria e engorda no Acre e outras regiões do Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.



Muitos desafios

Porém, mesmo com a importância econômica e o potencial de pastagens, a pecuária de cria no Acre enfrenta o desafio da baixa adoção tecnológica na maioria das propriedades familiares. Superar essa barreira, com investimentos em infraestrutura e transferência de conhecimento, é crucial para impulsionar a modernização do setor, sugere o estudo da Embrapa.


Bolsa Família e emprego

Um estudo do Ipea, divulgado em maio, questiona o “efeito preguiça” do Bolsa Família. A análise mostra que, entre 2019 e 2023, mesmo com o programa multiplicando seu valor real em quase cinco vezes, o emprego com carteira assinada avançou entre os mais pobres, desmentindo a hipótese de desestímulo ao trabalho.


A CPI das BETs morreu

Não se ouviu mais nenhum zumbido sobre a tão alardeada CPI das BETs, que poderia ser instalada no Acre. Proposta pelo deputado Afonso Fernandes (Solidariedade), a Comissão teve a sinalização de apenas 6 assinaturas, das 8 necessárias para sua instalação e, no final, o que o parlamentar pode ter ganhado deve ter sido dor de cabeça e algumas ameaças. Vigia, deputado, esse buraco é fundo!


Construção Civil

No Brasil, onde há obras públicas (e também na área privada), o setor da Construção Civil segue aquecido. Os empresários estão com dificuldades de encontrar mão de obra. O nível de desemprego é um dos menores da história. Mas a Política é soberana: transforma esse cenário apresentado pelo ambiente econômico em algo sem valor. É o jogo jogado.


Primos Ricos

Ontem (1), o Governo Federal fez o lançamento do Plano Safra para a Agricultura Empresarial. O plano para contemplar o agronegócio. Ou, como querem alguns, o agrobusiness. São R$ 516,2 bilhões. O montante representa aumento de 1,5% em relação ao Plano Safra 2024/2025.


Não

O que faz o governo de Lula encher a boca para dizer “é um volume recorde” não empolga em nada a mais poderosa entidade representativa da agricultura brasileira. A CNA boicotou o lançamento com o raciocínio “anuncia-se bilhões e o que chega ao produtor são centavos”.


Climão

O cenário está completamente contaminado pelo ambiente político partidário. O Governo Federal pode derramar rios de dinheiro que, ainda assim, não irá contemplar. O segmento já tem candidato à presidência e, pelo gesto, já atua com 2026 na agenda.


Fávaro

A dúvida que fica é se o ministro da Agricultura permanece no PSD, partido de Kassab. Os representantes das federações de Agricultura dos estados não têm afinidade com Carlos Fávaro. Com a possibilidade de Kassab se encantar mais ainda por Tarcísio, o cenário é de pressão em cima de Fávaro.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição

plugins premium WordPress