Um adolescente de 13 anos ingeriu tanta bebida alcoólica na Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul, que passou mal e teve de ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De lá, foi encaminhado ao Hospital do Juruá, onde está entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo a conselheira tutelar Erivalda Silva de Menezes, o Conselho Tutelar foi acionado pelo Centro de Operações da Polícia Militar – Copom, após denúncia de que um adolescente estaria sob efeito de bebida alcoólica no evento. A ocorrência foi atendida com apoio da PM e Samu.
“Ao chegar ao local, fomos informados que o adolescente havia ingerido bebida alcoólica. Não se sabe ainda se houve consumo de outras substâncias, mas ele precisou ser entubado e segue internado na UTI”, informou Erivalda.
A conselheira explicou que a equipe se dirigiu ao hospital, onde o adolescente já estava sob cuidados médicos e sem familiares. Posteriormente, o Conselho buscou a mãe dele para prestar os devidos esclarecimentos e garantir o acompanhamento necessário, mas ela não foi encontrada.
“É dever dos pais acompanhar seus filhos e adolescentes não podem estar em ambientes como esse, com acesso a álcool, sem a presença de um responsável legal. Além disso, fornecer, vender ou oferecer bebida alcoólica a menores é crime e precisa ser denunciado”, afirmou a conselheira, destacando que a ação deles seguirá até o último dia da Expoacre, domingo (6).
“O Conselho Tutelar de Cruzeiro do Sul está à disposição para atender a qualquer situação que possa atingir os direitos humanos violados de criança e adolescente. A gente está trabalhando e na escala de hoje tem dois conselheiros de plantão para proteger, para garantir o direito humano das nossas crianças e adolescente”, concluiu a conselheira tutelar.