20º Arraial do Tucumã acusa Fundação Garibaldi Brasil de falta de apoio; FGB rebate e esclarece limites do suporte

Por
Whidy Melo

A organização do 20º Arraial do Tucumã, tradicional festa junina da capital acreana, emitiu uma nota de repúdio na tarde desta quarta-feira (2) contra a Fundação Garibaldi Brasil (FGB), acusando-a de negligenciar o evento. Em resposta, o presidente da FGB, Klowsbey Pereira, defendeu que o Arraial do Tucumã recebe o mesmo apoio destinado a outros eventos comunitários, mas destacou que maiores benefícios são reservados aos arraiais do Circuito Junino, do qual o Tucumã não faz parte.


Helen Maria, coordenadora do Arraial do Tucumã, relatou que a FGB disponibilizou apenas o equipamento de som, sem incluir transporte ou um técnico para montagem e operação. “Assinei um ofício me comprometendo com os barraqueiros, garantindo que teríamos o som com o apoio da FGB. Agora, como vou explicar que fomos deixados na mão? Nosso arraial tem mais de 20 anos de tradição, mas nos sentimos abandonados pelo poder público. Não temos nem banheiro químico, e tudo é custeado por nós”, desabafou Maria. Ela questionou por que eventos como o Arraial do Manoel Julião recebem maior suporte, enquanto o Tucumã enfrenta dificuldades.


Klowsbey Pereira, presidente da FGB, refutou as críticas, esclarecendo que a comparação com outros arraiais é injusta. “Os arraiais a que ela se refere que recebe maior apoio são aqueles que fazem parte do Circuito Junino, que são representadas por uma das 8 quadrilhas juninas. Estas tem contrato com o Circuito Junino, a FGB só entra mesmo com a estrutura da tenda. O arraial do Tucumã sequer é organizado por associação de moradores, mas mesmo assim o acordo que a gente faz é que o coordenador venha pegar o equipamento de som, assine um termo de compromisso e leva o som, que ainda é acompanhado por um técnico que vai fazer a montagem e acompanhar o evento. O que nós pedimos é um suporte de alimentação para este técnico, porque ele precisa beber água, se alimentar”, explicou Pereira.


Compartilhe
Por
Whidy Melo