Menu

Rio Negro ultrapassa cota de inundação severa em Manaus, mas cheia extrema é descartada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível do Rio Negro, em Manaus, ultrapassou nesta segunda-feira (30) a chamada cota de inundação severa, ao atingir 29,02 metros. A medição foi divulgada pelo Porto de Manaus, responsável pelo monitoramento oficial dos níveis do rio na capital amazonense.


A marca registrada supera em dois centímetros o limite de 29 metros, que define o patamar de severidade. Apesar da elevação contínua — com aumento médio de 1 centímetro por dia nos últimos dias — o Serviço Geológico do Brasil (SGB) descarta, até o momento, o risco de uma cheia histórica como a de 2021, quando o nível chegou a 30,02 metros.


De acordo com o boletim hidrológico mais recente da Bacia Amazônica, o comportamento do rio segue dentro do padrão considerado estável, observado em cerca de 73% dos anos desde o início do monitoramento sistemático.

Publicidade


A previsão atual do SGB indica que o nível do Rio Negro deve se estabilizar em torno de 28,84 metros, com variação entre 28,56 m e 29,16 m. Ainda segundo o órgão, a chance de o rio ultrapassar novamente a marca de 29 metros em Manaus é de 35%, enquanto a probabilidade de superar o recorde de 2021 é inferior a 1%.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress