Categorias: Juruá

Prefeituras do Juruá e TRE firmam acordo de cooperação técnica para alfabetização de eleitores

Por
Sandra Assunção

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul sediou nesta terça-feira, 1•, uma reunião institucional com representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Acre  – TRE – AC e prefeitos de municípios do Vale do Juruá, para a assinatura de um acordo de cooperação técnica voltado ao fortalecimento da educação básica de eleitores não alfabetizados por meio do programa “Eleitor Alfabetizado”.


Participaram do encontro o Presidente do Tribunal, Desembargador Júnior Alberto, Desembargadora Waldirene Cordeiro, Vice-Presidente e Corregedora-Geral da corte, a Juíza da 4ª Zona Eleitoral, Rosilene de Santana; o prefeito anfitrião Zequinha Lima (Cruzeiro do Sul); além dos prefeitos Zé Luiz, de Mâncio Lima, Salatiel Magalhães de Rodrigues Alves e César Andrade, de Porto Walter.


A parceria entre o TRE e os municípios tem como objetivo principal identificar, mobilizar e promover ações educativas para eleitores que não dominam a leitura e a escrita – um grupo que representa 7,57% do eleitorado do estado, de acordo com dados atualizados. A proposta é realizar uma busca ativa, utilizando o cadastro eleitoral para localizar esses cidadãos e oferecer a oportunidades de alfabetização em uma parceria com as prefeituras.


O presidente do TRE, Desembargador Júnior Alberto, destacou a relevância da iniciativa do ponto de vista social e eleitoral.


“Com esse termo de cooperação técnica, os prefeitos demonstram sensibilidade diante da realidade educacional de seus municípios. Essa ação é essencial para que possamos erradicar o analfabetismo, promover a inclusão política e garantir um processo eleitoral mais justo”, enfatiza.



O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância do acordo, para os municípios e a parceria com o TRE.


“Essa parceria com o TRE é estratégica. Educação é um desafio constante, e com esses dados, saberemos exatamente onde estão as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de se alfabetizar. Com os programas municipais que já temos, vamos poder alcançá-las mais rapidamente e oferecer a chance de estudar. Um povo educado é um povo com mais oportunidades de trabalho e de cidadania. Agradecemos ao TRE por nos permitir trilhar juntos esse caminho pela inclusão e pela educação”, enfatizou.


Outro foco da parceria é ampliar a coleta de dados biométricos dos eleitores, uma exigência fundamental para garantir mais segurança e agilidade nas eleições. No Acre, cerca de 43 mil eleitores ainda não realizaram o cadastramento biométrico. A coleta está sendo intensificada por meio de ações itinerantes e postos fixos em toda a região.


Compartilhe
Por
Sandra Assunção