Menu

Prefeituras do Juruá e TRE firmam acordo de cooperação técnica para alfabetização de eleitores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul sediou nesta terça-feira, 1•, uma reunião institucional com representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Acre  – TRE – AC e prefeitos de municípios do Vale do Juruá, para a assinatura de um acordo de cooperação técnica voltado ao fortalecimento da educação básica de eleitores não alfabetizados por meio do programa “Eleitor Alfabetizado”.

Participaram do encontro o Presidente do Tribunal, Desembargador Júnior Alberto, Desembargadora Waldirene Cordeiro, Vice-Presidente e Corregedora-Geral da corte, a Juíza da 4ª Zona Eleitoral, Rosilene de Santana; o prefeito anfitrião Zequinha Lima (Cruzeiro do Sul); além dos prefeitos Zé Luiz, de Mâncio Lima, Salatiel Magalhães de Rodrigues Alves e César Andrade, de Porto Walter.

Anúncio

A parceria entre o TRE e os municípios tem como objetivo principal identificar, mobilizar e promover ações educativas para eleitores que não dominam a leitura e a escrita – um grupo que representa 7,57% do eleitorado do estado, de acordo com dados atualizados. A proposta é realizar uma busca ativa, utilizando o cadastro eleitoral para localizar esses cidadãos e oferecer a oportunidades de alfabetização em uma parceria com as prefeituras.

O presidente do TRE, Desembargador Júnior Alberto, destacou a relevância da iniciativa do ponto de vista social e eleitoral.

“Com esse termo de cooperação técnica, os prefeitos demonstram sensibilidade diante da realidade educacional de seus municípios. Essa ação é essencial para que possamos erradicar o analfabetismo, promover a inclusão política e garantir um processo eleitoral mais justo”, enfatiza.

O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância do acordo, para os municípios e a parceria com o TRE.

“Essa parceria com o TRE é estratégica. Educação é um desafio constante, e com esses dados, saberemos exatamente onde estão as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de se alfabetizar. Com os programas municipais que já temos, vamos poder alcançá-las mais rapidamente e oferecer a chance de estudar. Um povo educado é um povo com mais oportunidades de trabalho e de cidadania. Agradecemos ao TRE por nos permitir trilhar juntos esse caminho pela inclusão e pela educação”, enfatizou.

Outro foco da parceria é ampliar a coleta de dados biométricos dos eleitores, uma exigência fundamental para garantir mais segurança e agilidade nas eleições. No Acre, cerca de 43 mil eleitores ainda não realizaram o cadastramento biométrico. A coleta está sendo intensificada por meio de ações itinerantes e postos fixos em toda a região.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.