Menu

Justiça determina que União e governo de Rondônia combatam garimpo ilegal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Justiça Federal determinou que a União, o governo de Rondônia e a Agência Nacional de Mineração (ANM) adotem medidas imediatas para conter a mineração ilegal de cassiterita na Fazenda Marechal Rondon, em Campo Novo de Rondônia (RO), área próxima à Terra Indígena Uru Eu Wau Wau.

A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que ingressou com ação civil pública após constatar a exploração irregular da área por garimpeiros. Segundo o MPF, a atividade ocorre há anos com uso de escavadeiras, dragas, bombas e até antenas de satélite, sem qualquer licença ambiental válida. A única autorização da ANM expirou em 2014.

Anúncio

O garimpo clandestino já provocou desmatamento, desvio de cursos d’água, contaminação do solo e ameaça à saúde pública. A proximidade com território indígena eleva a preocupação com impactos sobre as comunidades tradicionais.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam) reconheceu os danos e alertou para o avanço da atividade ilegal. Segundo o MPF, é necessária uma ação coordenada entre os entes públicos para conter a destruição ambiental e evitar novas invasões.

A Justiça estabeleceu um prazo de 90 dias para que a União, o estado e a ANM apresentem um Plano de Proteção Territorial com medidas concretas para interromper a mineração ilegal na região.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.