Menu

Acre tem o pior índice de tratamento de esgoto do país

Foto: Whidy Melo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um levantamento da IFAT Brasil divulgado nesta semana revelou dados sobre o saneamento básico no Acre. De acordo com o estudo, apenas 0,7% da população do estado tem acesso à rede de esgoto tratado, o menor índice entre todas as unidades da federação. O dado coloca o Acre na última posição no ranking nacional de cobertura de esgotamento sanitário.

Com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de outras entidades, o levantamento mostra que em 20 estados brasileiros menos da metade da população tem acesso à rede de esgoto, mas o Acre é o único estado com índice inferior a 1%. A média da região Norte é de 14,7%, evidenciando a defasagem estrutural no estado.

Anúncio

Além disso, o acesso à água tratada no Acre também é crítico. Apenas 48% da população acreana está conectada à rede de abastecimento de água, segundo o mesmo estudo. O índice coloca o estado na 26ª posição do ranking nacional, à frente apenas do Amapá (46,9%). A média nacional de cobertura com água tratada é de 90% no Sudeste, 91,6% no Sul e 64,2% no Norte.

Em contraste, o Distrito Federal aparece como o mais bem colocado tanto no acesso à água (99%) quanto ao esgoto (82%). Já São Paulo, apesar de liderar o número absoluto de pessoas sem acesso ao esgoto (13 milhões), ainda possui uma cobertura de 71,4%.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.