Menu

Promotor é suspenso por 90 dias por favorecer ex-governador em investigação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) suspendeu por 90 dias o promotor de Justiça Fábio Vasconcellos Lang, do Ministério Público do Tocantins (MPTO), por violar deveres funcionais ao atuar em inquérito que investigava o ex-governador Mauro Carlesse (Agir), em 2019.

Segundo o CNMP, Lang deveria ter se declarado impedido, já que sua esposa ocupava cargo comissionado no governo e chegou a se filiar ao mesmo partido do investigado. Mesmo assim, o promotor atuou no caso e pediu o arquivamento da investigação, que apurava suposto esquema de propina na campanha de reeleição de Carlesse em 2018. A manifestação foi considerada tecnicamente inadequada pela comissão processante.

Anúncio

A decisão unânime foi tomada na 10ª Sessão Ordinária do CNMP, com relatoria da conselheira Cíntia Bruneta, que acolheu sugestão do corregedor nacional para ampliar a pena de 45 para 90 dias. A punição decorre de procedimento disciplinar iniciado após três sindicâncias — em duas o promotor foi absolvido, mas na terceira, o CNMP concluiu que sua conduta comprometeu a imagem e a imparcialidade da instituição.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.