Menu

Decisão do STF obriga Acre a adotar aposentadoria diferenciada para mulheres policiais civis

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), obriga o Estado do Acre a adotar regras de aposentadoria diferenciadas para mulheres policiais civis. A medida atende a uma determinação do STF que, desde abril deste ano, suspendeu a aplicação de dispositivos da Reforma da Previdência de 2019 que igualavam os critérios de aposentadoria entre homens e mulheres dessas carreiras.

No último dia 17 de junho, Dino determinou a intimação de 17 estados que ainda descumpriam a decisão anterior da Corte. O Acre está entre as 13 unidades da federação que, segundo o ministro, informaram oficialmente não estar aplicando a diferenciação de gênero prevista na Constituição. Outros quatro estados sequer responderam à intimação anterior do STF.

Anúncio

Com a decisão, o governo acreano terá que conceder, de forma imediata, a redução de três anos em todos os prazos de aposentadoria aplicáveis às mulheres policiais civis, até que uma nova lei estadual seja aprovada regulamentando o tema.

A ação que levou à decisão foi proposta pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), que questionava o trecho da Emenda Constitucional nº 103/2019 que eliminava a diferenciação de idade entre homens e mulheres policiais.

Ao justificar a decisão, Flávio Dino destacou que a Constituição brasileira sempre previu requisitos diferenciados para aposentadoria de homens e mulheres servidores públicos. Segundo ele, a equiparação imposta pela reforma de 2019 afronta o princípio da igualdade material de gênero.

A determinação do STF segue válida até que o Congresso Nacional edite uma nova norma corrigindo a inconstitucionalidade apontada ou até que os estados criem regras próprias, respeitando a diferença de gênero.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.