Foto: Sérgio Vale
Diz um velho ditado de que o mingau quente se come pela beirada. Existem as candidaturas postas do senador Alan Rick (UB) e da vice-governadora Mailza Gomes. E, sem entrar no jogo, mas de butuca, comendo pelas beiradas, estão o prefeito Tião Bocalom (PL) – que espera a candidatura da Mailza não decolar para ser chamado e lhe substituir na disputa do governo; e o deputado Nicolau Júnior (PP), que voltou ao jogo depois do governador Gladson se pronunciar a um site esta semana, que o parlamentar tem todo o direito de tentar viabilizar a sua candidatura como um nome alternativo ao da Mailza na eleição para o governo em 2026. Parece que todos estão torcendo para um insucesso da vice-governadora Mailza Assis (PP) nas pesquisas do próximo ano. Uma coisa é certa: uma candidatura do Bocalom ou do Nicolau só virão para a mesa do jogo se a Mailza desistir de ser candidata. E isso, pelo que vejo, até aqui não se encontra nos seus planos. Outra coisa certa: na disputa do Senado, o Gladson Cameli vai lhe apoiar, por ser ele quem está com a caneta na mão a partir de abril do próximo ano. O jogo que está na mesa do grupo do poder é este, fracionado em quatro correntes. Mas com a Mailza tendo a carta mais forte na mão.
NADA SE RESOLVE
Nada vai se resolver este ano no cenário da disputa do governo, porque não se sabe nem que conjuntura de alianças políticas estará na mesa em 2026. Não foram montadas as alianças partidárias. A fase atual é de busca de arrumação partidária.
PRATICAMENTE MONTADA
O senador Sérgio Petecão (PSD) disse ao BLOG que o partido terá uma chapa forte para deputado estadual, que se encontra praticamente montada, com nomes que já passaram pelas urnas com sucesso.
APARANDO ARESTAS
Chega a notícia ao BLOG de que a deputada federal Socorro Neri (PP) conversou com o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB), deixaram os arranhões passados de lado e se entenderam. Não seria, pois, surpresa, se Marcus como candidato a deputado estadual lhe apoiasse em 2026, já que ela tentará a reeleição.
CANDIDATO PERIGOSO
O deputado Pedro Longo (PDT), aspira ser candidato a deputado federal pelo PSDB. Será um nome forte em qualquer partido, porque trabalha há muito tempo a sua candidatura. Deve avaliar primeiro se a chapa do PSDB tem coeficiente para eleger um deputado. O insucesso da fusão com o PODEMOS enfraqueceu muito a chapa tucana.
SONHANDO COM A VOLTA
Quem deve buscar voltar ao cenário do parlamento na eleição do próximo ano, é o ex-prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno (PP), que vai tentar ganhar um mandato na ALEAC.
DAMA DE FERRO
Um vereador da base do prefeito Tião Bocalom comentou ontem com o BLOG num rápido papo num supermercado da cidade, que ninguém é mais forte hoje na PMRB, do que a primeira-dama Kelen Rejane. Deixou o chefe de gabinete Valtim, outrora poderoso, como mero figurante do círculo próximo do Boca. Tudo que vai chegar ao Bocalom tem que antes passar por ela numa triagem do assunto. Não vejo nada demais, quem governa escolhe os seus.
SERIA APOSTAR NA ROLETA
Não sei a sua opinião a respeito, mas acho improvável que a ex-prefeita Fernanda Hassem (PP) vá disputar uma vaga de deputada federal na chapa do PP, com seis deputados federais. Seria como apostar numa roleta viciada.
NOME DO ALTO ACRE
É o que ouço de quem conhece o colégio eleitoral do Alto Acre: – o prefeito de Epitaciolândia, Delegado Sérgio Lopes, deve ser um dos mais votados do triângulo Epitaciolândia-Brasiléia e Assis Brasil para deputado estadual.
CHAPA FECHADA
Alan Rick (UB) para o governo; Gladson Cameli (PP) para o Senado e Nicolau Júnior (PP) a deputado estadual, são nomes que, provavelmente, serão apoiados pela prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes (PP). É uma das prefeitas melhores avaliadas do estado, mostram as pesquisas.
NOME DA ESQUERDA
Enquanto a direita se debate na escolha dos vários candidatos a presidente para a eleição do próximo ano; com todo desgaste, a esquerda deve ir mesmo com a candidatura do velho Lula. Não duvidem: será um candidato competitivo, em qualquer cenário, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro se encontra inelegível. Lula não está no seu melhor momento político, mas não subestimem.
NOME QUE SOBROU
De relevância, o campo da esquerda terá apenas um nome disputando um mandato na eleição majoritária de 2026: ex-governador Jorge Viana (PT), que será candidato ao Senado. É o único nome do seu campo que tem votos além dos muros do PT e da esquerda. Conheço várias figuras importantes de direita que darão um voto a ele. São duas vagas para o Senado.
É OBRIGAÇÃO
Vez por outra vejo gestores do estado e municípios alardeando através de suas assessorias, que estão pagando em dias o funcionalismo. Isso não é virtude, é obrigação. Então, não cabe esse carnaval que fazem.
HÁ REAÇÕES
Há reações fortes no MDB à médica Jéssica Sales ser a vice na chapa do senador Alan Rick (UB). Querem vê-la disputando um mandato de deputada federal na eleição do próximo ano.
FRASE MARCANTE
“Há amigos que são como andorinhas: acompanham-nos no verão da prosperidade e voam no inverno das aflições”. Cícero.