Menu

Pascoal anuncia transferência de criança com suspeita de queimaduras para tratamento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário de saúde do Acre, Pedro Pascoal, usou as redes sociais neste domingo, 22, para falar sobre uma denúncia de possível negligência médica envolvendo uma bebê recém-nascida na maternidade de Cruzeiro do Sul (AC). A situação ganhou as redes sociais neste final de semana. Familiares da criança afirmam que ela sofreu queimaduras nas pernas durante o banho na unidade hospitalar, devido à água excessivamente quente.

No vídeo publicado, o gestor que também é médico, explicou que, apesar das denúncias, ainda é necessário aguardar a conclusão do diagnóstico para entender o que realmente ocorreu com a criança. “Primeiramente a gente quer prestar toda assistência aos familiares e colocar que a gente só pode chegar a essa conclusão após todo o fechamento do quadro”, pontuou.

Anúncio

Pedro alertou para uma possível condição rara, chamada epidermólise bolhosa, que pode causar bolhas na pele com aparência de queimadura, especialmente em recém-nascidos com imunidade fragilizada. “Nós temos uma doença rara chamada epidermólise bolhosa, é uma doença que acomete principalmente crianças e ela é uma doença na qual a pele da criança fica frágil e por conta de ser recém-nascido, que não tem os anticorpos suficientes, a criança desenvolve bolhas que tem aspectos de queimadura”, relatou.

O secretário ressaltou que não está descartada a possibilidade de erro da equipe, mas que é preciso analisar todas as hipóteses com cautela. “Nós não estamos afirmando aqui que foi descartado qualquer eventual erro da equipe, mas que nós temos que, num primeiro momento, avaliar e descartar qualquer outra possibilidade”, afirmou.

Pedro Pascoal confirmou que a criança está sendo transferida para Rio Branco, onde será realizada uma biópsia da pele para esclarecer o diagnóstico. “Já de antemão, nós estamos transferindo essa criança para o Rio Branco para realizar a biópsia da pele dessa criança, justamente para deixar claro toda a situação e mostrar que nós estamos aqui acompanhando e torcendo para que o desfecho dessa criança seja o melhor possível”, explicou.

Sobre o tratamento, o secretário detalhou os cuidados que já estão sendo tomados em Rio Branco. “Entrada de antibiótico de forma precoce e um tratamento em unidade de terapia intensiva são os principais aliados nesse momento, então estamos providenciando, a criança já vai sair de Cruzeiro do Sul daqui a pouco, por volta das 22 horas, ser transferido o leito dessa criança de UTI neonatal já está reservado aqui em Rio Branco, a médica especialista também já tem todo o aparato, todas as medicações, tudo o que é necessário para dar continuidade no tratamento”, ressaltou.

Pascoal aproveitou para reforçar a importância de se evitar conclusões precipitadas e o compartilhamento de informações não oficiais. “Mas o que a gente quer frisar aqui? Dois pontos, primeiro prestar toda assistência aos familiares, que é o ponto mais importante nesse momento, os familiares estão aflitos e evitar que a gente vincule informações que não sejam aquelas em veículos oficiais, nós não estamos aqui para tapar o sol com a peneira, nós estamos aqui para passar a mão na cabeça de ninguém se houver culpado, mas que é válido que a gente feche um diagnóstico para que a gente tenha até mesmo uma conduta correta para tomar em relação ao paciente”, justificou.

O gestor concluiu reafirmando o compromisso com a transparência e o cuidado. “Então aqui primeiro ponto, solidarizamos aos familiares e segundo ponto, nós estamos já fazendo tudo que é possível para que essa criança esteja no grande centro, para que a gente realize a biópsia quanto antes para a gente diagnosticar se de fato é uma epidermólise bolhosa ou se é uma criança que foi acometida por uma queimadura de água quente. Eu acabei vendo alguns vídeos, algumas imagens, não tenho experiência na área da neonatologia, mas um pouco que a gente conhece da área da medicina, a gente pode evidenciar que a gente está fechando o diagnóstico de forma precipitada, mas de qualquer forma colocamos toda a assistência da saúde à disposição e vamos torcer para que o desfecho dessa pequena criança seja o melhor possível”, finalizou.

VEJA O VÍDEO:

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.