Menu

ICMBio nega “megaoperação” e alerta para campanha de desinformação

Foto: Imagem meramente ilustrativa I ICMBio/divulgação
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Núcleo de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Boca do Acre, no Amazonas, emitiu um comunicado oficial nesta sexta-feira, desmentindo informações sobre uma suposta “megaoperação” que teria sido noticiada por alguns canais de mídia. As fake news apontavam a intervenção em aproximadamente mil propriedades rurais localizadas nos municípios de Lábrea e Boca do Acre, na região do chamado Arco do Desmatamento.


A instituição esclareceu que não foi contatada por nenhum veículo de imprensa para tratar do assunto, reforçando que a notícia é especulativa e tem como objetivo gerar alarme e desinformação na sociedade. De acordo com o ICMBio, nas últimas semanas, o órgão tem sido alvo de uma série de publicações falsas que buscam desacreditar o trabalho técnico realizado pela instituição.


As notícias falsas, segundo o comunicado, também incitam a população contra o Instituto, resultando em manifestações hostis. O ICMBio relatou que os ataques incluem comentários com teor criminoso e ameaças à integridade de seus servidores e ao patrimônio público sob sua gestão. A instituição informou que essas condutas estão sendo registradas e serão tratadas com o rigor da lei.

Publicidade


O Núcleo reafirmou seu compromisso com a conservação ambiental, o respeito às populações tradicionais que vivem nas Unidades de Conservação e a transparência em suas ações. “Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais”, destacou o comunicado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress