O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), tem intensificado as ações de apoio ao estado do Amazonas, que enfrenta uma das maiores cheias dos últimos anos. Até o momento, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) reconheceu situação de emergência em 16 municípios e já aprovou 13 planos de ajuda humanitária apresentados pelas prefeituras. Outros três planos seguem em análise, sendo dois para assistência humanitária e um voltado à reconstrução.
O governo já autorizou o repasse de R$ 11,7 milhões para o estado e para os municípios afetados. Os recursos estão sendo aplicados na compra de cestas básicas, kits de higiene, água potável, colchões e outros itens essenciais, visando garantir atendimento imediato às famílias atingidas.
As inundações já impactaram diretamente mais de 106 mil famílias, o que representa cerca de 425 mil pessoas em todo o Amazonas. As nove calhas de rios da região continuam em processo de cheia, com picos previstos entre os meses de março e julho.
Em Manaus, o Rio Negro atingiu a marca de 28,90 metros, segundo a medição mais recente do Porto de Manaus. O nível segue estável desde sábado (14), apenas 10 centímetros abaixo da cota de inundação severa, o que mantém as autoridades em alerta.