Categorias: Destaque 1

Bancada federal do Acre cobra fim de ações “truculentas” do ICMBio na Resex Chico

Por
Da redação ac24horas

O senador Alan Rick (União Brasil) compartilhou nas redes sociais nesta terça-feira, 17, um vídeo tecendo críticas às ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes. A comitiva da bancada federal do Acre foi recebida pelo secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gustavo Pontes, nesta terça-feira, 17, em Brasília (DF).


Segundo o parlamentar, pequenos produtores estariam sendo prejudicados por medidas coercitivas na região da Resex. Ao lado dos deputados federais Coronel Ulysses, Eduardo Veloso, Zezinho Barbary e Roberto Duarte, Alan Rick defendeu uma resposta pacífica do governo federal à situação.



“Amigos, a bancada federal do Acre, aqui representada pelo deputado Veloso, deputado Ulysses, deputado Zezinho, deputado Roberto e também em nome dos demais que não puderam vir. Estivemos hoje aqui na Presidência da República, no gabinete da Secretaria de Relações Institucionais. Fomos recebidos pelo secretário-executivo, Gustavo Pontes. E nós trouxemos aqui o nosso pedido para o encerramento das ações truculentas do ICMBio no Estado do Acre, onde pequenos produtores dentro da Rezex Chico Mendes vêm sendo atingidos por medidas coercitivas severas, duríssimas, tendo o seu gado prendido, seus currais destruídos”, disse o senador.


Alan Rick também anunciou que a bancada está propondo mudanças na legislação para permitir a pecuária sustentável dentro das reservas extrativistas. “Estamos com projetos de lei propondo alterações na legislação para consolidar a prática da pecuária sustentável dentro das reservas. Inclusive o decreto que instituiu a reserva Chico Mendes não proíbe a criação de animais, a criação de gado”, afirmou.


O senador pontuou ainda que a bancada solicitou acesso a eventuais decisões judiciais que embasam as ações na área. “Obviamente que se há uma ação judicial, como foi dito na reunião, nós pedimos esse documento para saber exatamente o teor dele. Acima de tudo, o que nós pedimos é uma solução pacífica para não tirar a esperança dessas famílias, para não destruir o sonho de pequenos produtores que já residem ali desde o tempo de seus pais, que sustentam seus filhos e suas famílias. Saímos daqui com a definição e encaminhamento de que, nos próximos dias, receberemos a resposta da SRI a respeito das medidas que nós estamos propondo. A nossa bancada tem compromisso com o nosso povo”, finalizou.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas