Menu

Acre terá debate sobre PL que tipifica estelionato sentimental e homenagem a Joyce Araújo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada federal Socorro Neri (PP-AC) realizará, no próximo dia 18 de junho, um seminário para discutir os impactos da violência psicológica em relações abusivas e o chamado estelionato sentimental. O evento acontecerá às 9h, no auditório do Instituto Federal do Acre (IFAC), em Rio Branco, e será aberto ao público.

Durante o seminário, serão apresentados dois projetos de lei de autoria da parlamentar que tratam do tema. O primeiro, o Projeto de Lei n° 69/2025, propõe a criminalização do estelionato sentimental, prática em que uma pessoa simula envolvimento afetivo com o objetivo de obter vantagens financeiras ou patrimoniais da vítima.

Anúncio

A proposta prevê pena de reclusão de três a oito anos e multa, com agravantes em casos que envolvam idosos ou uso de perfis falsos.

O segundo projeto, de número 552/2025, batizado de “PL Joyce Araújo”, presta homenagem à jovem acreana Joyce Araújo, de 26 anos, que faleceu em 2024 após ser vítima de um relacionamento abusivo marcado por manipulação emocional e violência psicológica. O texto propõe aumento de pena para quem induzir ao suicídio por meio de abuso emocional ou psicológico.

De acordo com a deputada Socorro Neri, o objetivo do seminário é promover o debate público e sensibilizar a sociedade sobre formas silenciosas, mas devastadoras, de violência afetiva.

“Essa é uma luta por justiça, por dignidade e por tanta pessoas que, como Joyce, confiaram e foram destruídas por isso”, disse a deputada.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.