Menu

Quatorze adolescentes são resgatados de trabalho infantil em Rondônia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quatorze adolescentes foram resgatados de situações de trabalho infantil durante uma operação de fiscalização realizada em Ariquemes, interior de Rondônia. A ação foi conduzida por equipes da Superintendência Regional do Trabalho.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os jovens — com idades entre 14 e 17 anos — atuavam em condições irregulares em lava a jatos, feiras livres e como ambulantes em semáforos. As funções incluíam lavar carros, carregar mercadorias e vender doces, atividades consideradas perigosas e proibidas para menores de 18 anos, de acordo com a legislação brasileira.

Anúncio

Alguns adolescentes estavam expostos a jornadas exaustivas, riscos de acidentes e condições climáticas adversas. Três deles, inclusive, haviam abandonado os estudos.

A auditora fiscal Márcia Harue Higashi Lobo alertou que o trabalho precoce compromete a saúde, a aprendizagem e o futuro das crianças e adolescentes. Ela também ressaltou que o combate ao trabalho infantil exige o envolvimento de toda a sociedade.

A operação integra uma mobilização nacional contra o trabalho infantil, que segue ao longo de junho com a análise de documentos e responsabilização dos empregadores.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.