Menu

Biths e Pascoal se unem para enfrentar aumento de síndromes respiratorias

Foto: Rede Social/reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com aumento nos casos de síndromes respiratórias em Rio Branco, principalmente entre crianças e idosos, a Prefeitura e o Governo do Estado estão organizando a rede de atendimento para evitar sobrecarga nas unidades de saúde.


A orientação das autoridades é que os casos leves sejam direcionados às unidades básicas de saúde do município, que passaram por reforço na equipe com a contratação de novos profissionais. Já os casos mais graves devem ser encaminhados para a rede estadual, que é responsável pelo atendimento de média e alta complexidade.

Publicidade


Só na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco, mais de 8,8 mil atendimentos por síndromes respiratórias foram registrados apenas no mês de maio. O dado acende um alerta para o avanço das chamadas síndromes respiratórias agudas graves (SRAG), que têm pressionado os serviços de saúde no estado.


Segundo o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, o objetivo é garantir que todos recebam o cuidado necessário no local mais adequado. “A prefeitura de Rio Branco tem fortalecido o atendimento das nossas unidades básicas de saúde, com a ampliação da rede de assistência e a contratação de mais de 400 novos profissionais para garantir que todos recebam o cuidado necessário”, afirmou.


O secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, ressalta que a atuação integrada entre município e Estado é essencial para dar conta da demanda. “Estamos trabalhando de forma integrada para que o paciente receba o atendimento certo no lugar certo”, disse.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido