Foto: imagem da internet/reprodução
O Sindicato dos Policiais Penais do Acre (SINDPOL-AC) emitiu uma nota pública lamentando a morte do policial penal Wanderson Fidelis, que cometeu suicídio em frente ao Instituto Médico Legal (IML), na madrugada desta quinta-feira, 29, em Rio Branco.
Na nota, assinada pelo presidente da entidade, Leandro Rocha, o sindicato alerta o governo e as autoridades sobre o grave quadro de desgaste psicológico enfrentado por grande parte da categoria.
Segundo o SINDPOL-AC, os policiais penais trabalham em condições precárias, com sobrecarga de funções e sem o suporte necessário para a saúde mental.
O comunicado destaca ainda que a atividade de policial penal é considerada a segunda mais perigosa e estressante do mundo, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
“É de extrema importância que o governo ofereça suporte, valorização e um olhar diferenciado a esses profissionais da segurança pública, que dedicam suas vidas à proteção da sociedade”, afirma a nota.
A morte de Wanderson Fidelis causou comoção entre os colegas de profissão e acendeu um alerta o adoecimento mental de profissionais que atuam na área de segurança pública.