A Universidade Federal do Acre (Ufac) terá uma recomposição de R$ 2,6 milhões no seu orçamento, valor que havia sido retirado na transição da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para a versão final da Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano. O anúncio foi feito na terça-feira, 27, durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
O recurso faz parte de um total de R$ 400 milhões destinados à recomposição orçamentária das universidades e institutos federais em todo o país. Na prática, o governo federal está devolvendo os valores que foram cortados no processo de tramitação do orçamento no Congresso Nacional.
Além da devolução dos recursos, foi anunciada uma mudança no limite de empenho mensal, que passa de 1/18 para 1/12 do orçamento anual, o que deve dar mais estabilidade financeira às universidades na execução dos seus compromissos ao longo do ano.
O anúncio foi feito em reunião com os ministros Camilo Santana (Educação), Fernando Haddad (Fazenda), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), que contou com a presença de reitores de universidades de todo o país, incluindo a reitora da Ufac, Guida Aquino.
Com informações da ASCOM Ufac