Menu

Sistema OCB reforça parceria para fortalecimento da economia no Acre

Fotos: Paulo Murilo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Sistema OCB do Acre teve participação destacada no 1º Seminário do Programa de Formação Paul Singer de Economia Popular e Solidária, realizado nesta terça-feira (27), no auditório do Sebrae, em Rio Branco. Promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego no Acre (MTE), o evento reuniu representantes do poder público, instituições parceiras, movimentos sociais e cooperativas de diversas regiões do estado.


O seminário teve como objetivo apresentar as diretrizes da nova Política Nacional de Economia Solidária, instituída pela Lei Federal nº 15.068/2024, além de oficializar a criação da Comissão Especial de Cadastro, Informação e Comércio Justo e Solidário (Cadsol), responsável por validar empreendimentos econômicos solidários e orientá-los no processo de registro nacional.


Representando o cooperativismo acreano, o superintendente do Sistema OCB/AC, Rodrigo Forneck, destacou o papel estratégico das cooperativas na construção de uma nova economia, pautada pela inclusão produtiva, justiça social e sustentabilidade.

Anúncio


Fotos: Paulo Murilo

“Este seminário marca um importante reencontro do Brasil com as políticas de economia solidária, e muitas cooperativas já atuam alinhadas a esse modelo. O Sistema OCB celebra este avanço e reafirma seu compromisso em fortalecer as cooperativas existentes e apoiar grupos que desejam se organizar de forma cooperativista. Estamos à disposição para orientar, formar e caminhar junto com quem acredita que é possível empreender com base na cooperação, na autogestão e no compromisso com o desenvolvimento sustentável”, afirmou Forneck.


O evento contou com a presença de diversas cooperativas filiadas ao Sistema OCB, que participaram ativamente dos debates e atividades do seminário, reafirmando o protagonismo do cooperativismo na construção de alternativas econômicas solidárias e sustentáveis.


A programação foi aberta com a apresentação poética da artista Medusa, seguida da exibição do vídeo institucional sobre o Programa Paul Singer. Participaram da mesa de abertura o superintendente do MTE no Acre, Leonardo Lani, a diretora de Empreendedorismo da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), Patrícia Parente, a presidente da Acisa, Patrícia Dossa, o superintendente do MDA no Acre, Cesário Braga, o vereador de Rio Branco, André Kamai, o superintendente do Sistema OCB, Rodrigo Forneck, além de lideranças do movimento de economia solidária no estado.


Fotos: Paulo Murilo

As coordenadoras estaduais do programa, Camila Marcelino e Maria José Barbosa Lopes, apresentaram os eixos e objetivos da formação de agentes de economia solidária, com foco na articulação territorial, inclusão produtiva e valorização de práticas sustentáveis e comunitárias.


A programação incluiu ainda a palestra “A Força de Quem se Une”, ministrada pelo gestor de projetos do Sebrae/AC, Aldemar Maciel, e foi concluída com a eleição da Comissão Estadual do Cadsol, conduzida por Leonardo Lani.


O evento foi promovido pelo MTE, em parceria com o Governo do Estado do Acre, por meio da Sete, com apoio do Sebrae/AC, da Acisa, do Sistema OCB e de entidades da sociedade civil organizada.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress