Foto: Secom
Um vídeo institucional do Parque Ambiental Chico Mendes foi selecionado para a 14ª Mostra Cine Tela Verde, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 27, pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A iniciativa íntegra o Circuito Tela Verde, que tem como objetivo incentivar produções audiovisuais voltadas à educação ambiental em todo o país. Consolidada como uma iniciativa do Governo Federal, a Mostra Cine Tela Verde busca promover o debate sobre questões socioambientais por meio da linguagem audiovisual.
O material audiovisual apresenta as principais características do Parque Chico Mendes, incluindo sua biodiversidade e as ações educativas desenvolvidas no local. A ideia para a produção surgiu a partir de uma solicitação feita por uma escola de São Paulo, interessada em apresentar o parque acreano a seus alunos.
A gravação foi realizada pela própria equipe do parque, com o intuito de oferecer uma experiência virtual educativa e interativa, alinhada aos princípios da conservação ambiental. Após o resultado do trabalho, a equipe decidiu inscrever o material na Mostra que reúne obras de diversas regiões do Brasil.
Foto: Secom
“Estamos muito felizes com a seleção do nosso vídeo. Ele nasceu como um pedido carinhoso de uma escola paulista e acabou se tornando uma oportunidade de mostrar para todo o Brasil o trabalho que desenvolvemos aqui em Rio Branco. Esse reconhecimento fortalece nossa missão de educar, preservar e aproximar as pessoas da natureza”, destacou a chefe do Parque Ambiental Chico Mendes, Joseline Guimarães.
O vídeo será exibido em instituições do Acre cadastradas como exibidoras oficiais do Circuito Tela Verde. No estado, participam da mostra o Instituto Federal do Acre (IFAC) e a Universidade Federal do Acre (UFAC), ambos em Rio Branco, além da Escola Estadual José Rodrigues Leite (Rio Branco), do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cruzeiro do Sul) e da Escola Estadual Dom Henrique Ruth (Tarauacá). As exibições ocorrerão ao longo do ano.
Os vídeos selecionados ficam disponíveis para exibição em escolas, ONGs, centros culturais e demais instituições interessadas em fortalecer a educação ambiental.
Com informações da Ascom PMRB