A chegada de uma frente fria ao Acre, prevista para começar no fim da tarde desta quarta-feira, 28, está movimentando as conversas nas ruas de Rio Branco. Com a possibilidade de ventos fortes, chuvas intensas e até rajadas superiores a 50 km/h, a previsão climática aponta para a primeira grande onda de frio de 2025, afetando várias regiões do país, inclusive o Acre.
No centro de Rio Branco, moradores comentam sobre a possibilidade do frio. Nelson, um dos entrevistados, afirma que apenas Deus pode determinar o que vai acontecer. Ele diz que “o homem não pode adivinhar o que Deus vai fazer” e afirmou que não acredita na previsão da frente fria para o estado.
Outra moradora comenta que “é bom um friozinho, né?”, mas reconhece que o acreano não se prepara para o frio. Ela também não está preparada, mas destaca que, quando esfria, “é bom fazer uma sopa, um tacacá, uma rabada”.
Dona Rosa, também abordada pela reportagem, comenta que “o frio pode chegar de manhã, mas à tarde já foi”. Ela lembra que o frio no Acre geralmente não dura muito tempo, mas confirma que está aguardando. “Só dá um dia ou dois de frio, depois o sol escaldante já volta”, disse.
Um dos moradores que passava pelo centro de Rio Branco demonstrou ser um dos poucos realmente ansiosos pela chegada da friagem. “Estamos só aguardando, até porque a temperatura estes dias está bastante elevada, inclusive hoje, o sol bastante quente, o sol escaldante”. Para ele, o frio vem na hora certa. “Estamos aguardando esse frio com toda a ansiedade”.