Categorias: Acre

Michelle Melo reforça apoio à saúde e exige ‘prioridade’ no envio do PCCR

Por
Da redação ac24horas

Durante entrevista ao programa Boa Conversa – Edição Aleac, a deputada estadual Michelle Melo, que também tem trajetória ligada à saúde, defendeu nesta terça-feira, 27, que o governo priorize a categoria e agilize o envio do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da saúde para a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).


A fala da deputada ocorre em meio à mobilização dos servidores, que decidiram em Assembleia Geral que, caso o projeto não chegue à Casa até o dia 17 de junho, será deflagrada greve geral da saúde.


“A questão da saúde é algo que realmente precisa ser tocado com prioridade. Qual é de fato o grande medo daqueles que servem a saúde? É que provavelmente nós teremos uma brecha na LRF, teremos um momento aí onde poderemos discutir PCCR dos servidores e se o PCCR da saúde não estiver aqui, não estiver pronto, como eles vão brigar por prioridade? Então o governo vem dando esse espírito de prioridade da saúde, mas a gente vê que outras categorias também estão precisando, segurança pública, tivemos aí também uma grande manifestação e a gente está aqui acompanhando para ver se de fato a Sesacre ela envia esse PCCR para que ele possa ser realmente prioridade no momento adequado”, pontuou.


Diante do cenário de limitações fiscais e de demandas de várias categorias, a deputada defendeu uma prioridade da categoria da saúde devido à pandemia da covid-19. “Olha, se tratando de questões, decisões políticas, decisão política, vida. Saúde é vida e a gente precisa de fato que a saúde seja prioridade. Nós tivemos a pandemia, estamos há cinco anos mais ou menos aí tratando, lidando, muitas pessoas da saúde morreram, muitas pessoas, elas de fato se dedicaram, serviram a toda a população na pandemia. A valorização não deve ser somente no papel. A gente deve realmente fazer com que esses servidores, que hoje muitos deles encontram prestes a se aposentar ou se encontram com problemas de saúde mental, eles realmente possam ter os seus benefícios”, defendeu.


A parlamentar também comentou as discussões em torno do principal impasse que ainda envolve o PCCR: a isonomia salarial entre os diferentes níveis da saúde. Ela afirmou que esteve reunida com representantes da categoria e com a gestão estadual para buscar uma solução.


“Nós tivemos semana passada uma reunião com o secretário de saúde doutor Pedro, secretária Ana Cristina e os representantes dos níveis superiores, aqueles que estavam reclamando da falta de isonomia. Muitas tratativas foram feitas, eles puderam falar sobre aquilo que eles esperavam para as suas categorias e ficou encaminhado de que a Sesacre mandaria uma nova proposta mais isonômica. Obviamente essa proposta chegando aqui na Aleac, o meu prometido com a saúde é que nós estaremos ao lado deles. Nós não faremos nada, eu não farei nada sem estar de acordo com os profissionais da saúde”, assegurou a deputada.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas