Menu

Ibama apreende mais de 5,7 mil m³ de madeira ilegal em operação em Roraima

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concluiu, neste mês, mais uma etapa da Operação Maravalha, com a apreensão de 5.753 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente em Roraima. A ação tem como objetivo coibir irregularidades na cadeia produtiva florestal do estado.

Coordenada pela Superintendência do Ibama em Roraima, a operação foi realizada entre fevereiro e maio, com foco na fiscalização de serrarias. Ao todo, foram lavrados oito autos de infração, que resultaram em mais de R$ 5 milhões em multas ambientais.

Anúncio

Durante a operação, os agentes também auditaram informações inseridas no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). A análise levou à exclusão de 9.357 m³ de créditos florestais irregulares, que seriam usados para “esquentar” madeira sem origem comprovada.

Somente entre 2023 e 2024, o Ibama já apreendeu mais de 11,9 mil m³ de madeira ilegal em Roraima e eliminou quase 18 mil m³ de créditos florestais indevidos. O estado, que abriga vastas áreas de floresta nativa com espécies de alto valor comercial, é alvo constante de exploração — tanto legal quanto ilegal.

Segundo o órgão ambiental, os lucros obtidos com a exploração madeireira irregular alimentam uma cadeia de capital que financia o desmatamento ilegal da Amazônia, impactando diretamente o equilíbrio ambiental da região. Além disso, empresas que operam fora da lei competem de maneira desleal com empreendimentos que seguem a legislação.

O Ibama reforça que continuará monitorando fraudes nos sistemas de controle florestal como forma de proteger os recursos naturais e garantir a sustentabilidade da floresta amazônica.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.