Menu

Grupo Kala, do Peru, estuda instalação de fábrica de EPIs na ZPE de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Grupo Kala, empresa peruana com 38 anos de atuação e sede em Arequipa, estuda instalar uma fábrica de equipamentos de proteção individual (EPIs) na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Rio Branco. A proposta faz parte do plano de expansão da empresa, que também quer ampliar a oferta de serviços de transporte e logística entre o Peru e o Brasil.


Nesta terça-feira, 27, representantes da empresa estiveram em Rio Branco, onde se reuniram com equipes da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), da Agência de Negócios do Acre (Anac) e da Associação da ZPE (Azpe). Eles detalharam como operam no comércio exterior e explicaram os planos para a nova unidade.


Foto: Reprodução

“Eles estão na cidade que tem o Porto de Matarani, que está próximo de Chancay, e têm interesse de se instalar efetivamente na ZPE, montar uma fábrica e começar a produzir produtos para fornecer para toda a Região Norte do país. Com esse objetivo, devem permanecer em Rio Branco por mais um dia, quando vão fazer uma visita à ZPE, para definição de local e outras providências à realização do projeto. Mais uma ação de atração de investimentos, em que a nossa presidente Waleska Bezerra tem trabalhado bastante e de que estamos começando a colher frutos”, disse Jaurícia Ferreira, diretora de Planejamento da Anac.

Publicidade


Além da fábrica, o Grupo Kala quer fortalecer a integração logística entre Acre e Peru, usando o Porto de Matarani como rota para exportação. O secretário da Seict, Assurbanípal Mesquita, ressalta a necessidade de estratégias para encurtar o tempo e os custos no transporte de grãos, como soja e milho, que atualmente pode levar até seis dias do Peru a Rondônia.


 


Foto: reprodução/Anac

“O interesse nosso é discutir a concepção de uma proposta para que possam nos mostrar os custos e as condições de transportar um produto, seja acabado ou commodity, saindo do Acre e chegando no Matarani. Ficou o desafio de a empresa trazer essa proposta, subsidiando outros estudos que vão desenvolver com a Seict e a Anac, para fortalecer essa integração e dar uma opção para o empreendedor brasileiro que queira exportar pelo Acre”, afirmou.


O Grupo Kala já atua em cidades acreanas como Brasileia e Assis Brasil, além de atender a Indústria Dom Porquito. Para Fernando Farfán, diretor da empresa, a visita a Rio Branco foi um avanço. “Cremos que estamos bastante encaminhados para poder realizar negócios. Nos interessa bastante desenvolver e incorporarmos um pouco mais ao norte de Brasil e poder atender a outros departamentos como a Amazonas e Rondônia”.


Os representantes da empresa devem permanecer na capital acreana para visitar a ZPE e avançar nas negociações sobre a instalação da unidade.


Com informações da Agência de Notícias do Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress