Categorias: Acre

Acre será o primeiro estado a usar drone tático para monitorar fronteiras

Por
Da redação ac24horas

O Acre passou a utilizar o drone Harpia como reforço no monitoramento da segurança pública, sendo o primeiro estado brasileiro a incorporar o drone Harpia ao monitoramento da segurança pública, com foco especial nas áreas de fronteira. O equipamento será integrado às operações de todas as forças de segurança do estado, incluindo o Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais.


A aquisição do drone representou um investimento de mais de R$ 6,6 milhões, com recursos do governo estadual e emenda parlamentar do deputado federal Ulysses Araújo. Além disso, quatro veículos foram entregues à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), elevando o total do investimento para mais de R$ 7 milhões.


“O diferencial desse equipamento é que nós teremos imagens em tempo real durante o percurso dele durante as fronteiras do nosso estado, garantindo que a gente otimize os recursos, tanto logísticos, como humanos. Pois ele vai na área, faz esse reconhecimento e, dependendo do cenário, mobilizamos nossas aeronaves e efetivo. Assim, seremos mais cirúrgicos”, explicou o secretário de Segurança Pública, Américo Gaia.


Gaia também destacou que quatro servidores passarão por capacitação para operar o drone e que a tecnologia já tem sido incorporada ao sistema de segurança do estado. “Todas as nossas rodovias que, hoje, saem das cidades em direção à fronteira são videomonitoradas. E o Vant vem para otimizar esse serviço de segurança pública”, completou.


Fotos: Secom

O drone Harpia, fabricado pela empresa Advanced Technologies Security e Defense (ADTech), possui autonomia de 12 horas de voo, velocidade de 100 km/h e alcance de até 1.200 km. Ele pode levar uma carga útil, como câmera, mas também fotogrametria e outras cargas. Todo produto gerado pela carga útil é transmitido em tempo real para o tomador de decisão, que vão observando as imagens e passar o comando para a tropa em solo ou para a equipe tática do que fazer.


A entrega do drone e dos veículos foi acompanhada pelo governador Gladson Cameli, que ressaltou a atuação conjunta entre diferentes esferas do poder público. “Estamos avançando cada vez mais com tecnologia e reforçando parcerias com a Câmara Federal, que tem nos ajudado, principalmente com recursos para a Segurança Pública”, declarou.


Com informações da Agência de Notícias


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas