Professores e alunos da rede pública de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul participam, nesta segunda (26) e terça-feira (27), do lançamento de um projeto de educação para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é realizada pelo Instituto Sapien em parceria com o Ministério da Saúde.
O objetivo é formar educadores nos aspectos técnicos e pedagógicos relacionados ao tema e envolver estudantes do Ensino Fundamental em ações práticas de prevenção. A programação começa por Mâncio Lima, com atividades na Escola Padre Edson de Oliveira Dantas. Em Cruzeiro do Sul, o lançamento ocorre na sede da Associação Comercial e Empresarial (Acecs).
Após o lançamento, os professores participarão de oficinas com materiais didáticos e acesso a uma plataforma online. Já os alunos receberão livros com jogos interativos, vídeos educativos, cartilhas informativas, adesivos, carteirinhas de “combatente” e equipamentos com tecnologia de realidade aumentada.
Além das atividades em sala de aula, o projeto prevê visitas domiciliares dos alunos acompanhados por agentes de endemias, concursos culturais com premiação em dinheiro, apresentações teatrais e gincanas.
Segundo o presidente do Instituto Sapien, Lucas Varela, a proposta aposta na educação como ferramenta de transformação. “É um projeto de médio a longo prazo. A ideia é formar uma geração consciente, capaz de aplicar esse conhecimento em casa, na escola e em todos os espaços que frequenta”, afirma.
A iniciativa conta com o apoio das secretarias estaduais de Saúde, Educação e Comunicação.
Com informações da Agência de Notícias do Acre