A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (26), em Rondônia, a Operação Travessia, que tem como alvo uma organização criminosa especializada no envio ilegal de veículos roubados e furtados para a Bolívia. O grupo também é investigado por fraudes em seguros, comunicação falsa de crime e formação de quadrilha.
A ação mobilizou 82 policiais federais, que cumpriram 20 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva nas cidades de Guajará-Mirim, Cacoal e Porto Velho. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal de Guajará-Mirim.
Durante os cumprimentos, uma pessoa foi presa em flagrante com aproximadamente um quilo de cocaína e R$ 15 mil em espécie.
De acordo com a PF, as investigações identificaram o desvio de ao menos 42 veículos por meio de fraudes envolvendo seguradoras e registros falsos de roubo, com a participação de cerca de 25 pessoas. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 1,5 milhão. Até o momento, três caminhonetes foram recuperadas.
As investigações continuam com o objetivo de localizar outros membros do esquema criminoso e ampliar a recuperação dos bens desviados.