Menu

Indígenas denunciam sexto ataque na Terra Indígena Apyterewa, no Pará

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Indígenas do povo Parakanã denunciaram um novo ataque armado na Terra Indígena Apyterewa, localizada em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará. Segundo os relatos, pistoleiros fortemente armados dispararam contra os moradores da região no último sábado (24). Apesar da violência, ninguém ficou ferido. Este é o sexto ataque registrado nos últimos seis meses.


Imagens gravadas pelos próprios indígenas mostram a presença de agentes da Força Nacional de Segurança Pública e representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no local do ataque. De acordo com os moradores, os atiradores portavam metralhadoras e outras armas de grosso calibre, e seriam contratados por invasores da terra indígena.


Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que a Força Nacional está atuando na região em apoio à Funai e confirmou que equipes se deslocaram até a área indicada — nas proximidades das aldeias Caré (ou Cacaueira) e Tekatawa — para apurar a denúncia. No entanto, segundo o órgão, nenhum invasor foi localizado durante a operação.

Anúncio


O ministério destacou ainda que o patrulhamento na TI Apyterewa tem sido intensificado para garantir a segurança dos povos indígenas e a manutenção da ordem pública. Apesar disso, os Parakanã cobram ações mais efetivas das autoridades para impedir novos episódios de violência e invasões em seu território.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress