Artesãos do Acre participaram, na semana passada, da 19ª edição do Salão do Artesanato, realizado no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). O evento, que reuniu representantes de todos os estados do país, apresentou ao público mais de 100 mil peças artesanais, além de atrações musicais e desfiles de moda.
Ao todo, 11 artesãos acreanos participaram da feira, sendo nove deles no estande do Acre e outros dois no espaço Top 100 do Sebrae, uma área dedicada aos destaques do artesanato brasileiro.
Entre os expositores, Francisco Rodrigues, de Feijó, levou suas tradicionais gamelas de madeira e comemorou o sucesso das vendas. “No segundo dia de feira, vendi quase tudo e precisei pedir mais. Sempre procuro fazer produtos com qualidade e estamos tendo uma boa aceitação; vamos ter um bom resultado”, contou.
Quem passou pelo estande do Acre pôde conhecer de perto peças típicas produzidas com elementos da floresta amazônica, como as pulseiras feitas com sementes de açaí, que chamaram a atenção da visitante Irani Rodrigues. “Achei maravilhoso, porque as peças são únicas. Fiquei olhando e achei incrível. No geral, são lindas as peças”, afirmou.

Foto: Celis Fabrícia
A japonesa Asami Ueda, que vive no Brasil há mais de sete anos, também visitou o espaço acreano e aproveitou para comprar algumas lembranças antes de retornar ao Japão. “Comprei brinco, colar e estou aproveitando”, disse.
O evento contou com a participação de representantes do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e do Sebrae, além de apoio de instituições estaduais. No Acre, a seleção dos artesãos para a feira foi feita pela Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete).
Para os organizadores acreanos, a participação em eventos como esse é uma oportunidade importante para divulgar e valorizar o artesanato local. “São Paulo reúne lojistas de todo o Brasil. Trazer os artesãos acreanos com apoio do Estado é muito importante pra cadeia, que inclui artesanato e turismo”, afirmou Nubia Musis, diretora da Sete.
Com informações da Agência de Notícias do Acre.