frame/vídeo
O goleiro Weverton manifestou insatisfação com a atuação do VAR na derrota do Palmeiras por 2 a 0 diante do Flamengo, neste domingo, 25, no Allianz Parque, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. O arqueiro criticou a forma como o árbitro de vídeo interferiu no lance que originou o primeiro gol rubro-negro, após a marcação de um pênalti inicialmente ignorado por Ramon Abatti Abel. “Sendo bem sincero, é muito difícil falar da arbitragem. Todo fim de semana alguém vai ser prejudicado, alguém vai ser beneficiado. Agora é incrível como o VAR funciona em todo lugar do mundo, nas grandes ligas, e nós, brasileiros, temos a categoria de cagar com tudo”, declarou o goleiro na saída de campo.
Weverton também destacou a necessidade de maior autonomia para o árbitro de campo, defendendo que a decisão inicial deveria prevalecer diante de lances duvidosos.
“O árbitro tem que ter autonomia, ele viu, estava na frente dele, quando vê na TV, óbvio que qualquer contato parece que é falta. O árbitro vai no VAR em todo lugar dura 30 segundos, olha e volta. Aqui demora, três, quatro, cinco minutos, rola discussão entre eles. Não é a função do VAR, é para corrigir erros óbvios e claros. Quando há dúvida, não tem que chamar”, destacou.
Apesar das críticas, o goleiro reconheceu o mérito do adversário e evitou atribuir a derrota exclusivamente à arbitragem.
“Não vamos colocar a culpa no VAR, o Flamengo tem mérito pela vitória, mereceu, jogou muito bem. Mas, naquela altura, um pênalti não só altera o placar, mas muda nosso emocional e forma de ver o jogo”, ressaltou.
O Palmeiras teve a chance de abrir o placar com um pênalti a seu favor antes do lance polêmico, mas Piquerez parou nas mãos do goleiro Rossi. Na análise de Weverton, a eficiência fez a diferença no resultado.
“Este tipo de jogos, a eficácia muitas vezes determina o resultado. Tivemos oportunidade de sair na frente, fizemos um bom primeiro tempo. Até o pênalti para o Flamengo, o jogo estava equilibrado, tinha criado boas chances e quando começa perdendo é sempre mais difícil, ainda mais com uma equipe forte como o Flamengo. A eficácia determinou o resultado, o Flamengo foi mais efetivo e quando tivemos as nossas não conseguimos”, pontuou.
Mesmo com a derrota, o time alviverde segue na liderança do campeonato, agora com apenas um ponto de vantagem para o próprio Flamengo. Weverton avaliou que o momento é de aprendizado, especialmente diante dos desafios que o clube ainda terá pela frente na temporada.
“A vantagem que criamos dá a oportunidade de às vezes não fazer um jogo bom ou ter uma derrota e continuar na liderança. Óbvio que temos que aprender muito com o que aconteceu hoje, principalmente com o que vem pela frente, com o Mundial e todo o campeonato. Agora é descansar, pensar na Libertadores, corrigir nossos erros e melhorar para não acontecer mais”, finalizou.
Com informações do Globoesporte