O influenciador digital acreano Lucas Dourado denunciou, por meio das redes sociais, ter sido vítima de violência policial e abuso de autoridade durante uma abordagem ocorrida. O caso ganhou repercussão após ele divulgar vídeos e relatos em que afirma ter sido agredido por policiais ao questionar as condições do transporte público. Não é possível identificar onde esse episódio ocorreu.
Segundo Lucas, a abordagem ocorreu na última sexta-feira, 23, quando ele chamou atenção para a falta de higiene e segurança em um coletivo. A reação dos policiais, segundo seu relato, foi extremamente violenta. “Esse policial, ao ser questionado, sacou uma arma e me ameaçou, afirmando que não havia perigo. Mesmo sem oferecer qualquer resistência, fui levado para uma sala onde estavam aproximadamente oito policiais. Lá dentro, fui amarrado, agredido com diversos tapas no rosto, pisoteado e recebi chutes nas costelas”, disse o influenciador.
Além da violência física, Lucas Dourado afirma ter sofrido humilhações e teve seus direitos violados. Em um dos stories publicados, ele acusa a delegada Amanda Millie da Silva Alves Lima de gritar com ele e se recusar a permitir que ele chamasse um advogado. “Ela gritava ‘CALA BOCA!’ como se eu fosse um delinquente”, escreveu. Em outro trecho, ele diz que foi insultado com comentários depreciativos sobre sua origem: “Ela ainda disse: ‘por que não volta pra tua terrinha? Lá é lugar de gente como você, que gosta de show'”, escreveu.
Diante da gravidade dos relatos, o influenciador tornou o caso público e pediu providências às autoridades. “Estou tornando isso público porque acredito na justiça e quero que esse tipo de abordagem abusiva seja investigada e punida. O mínimo que se espera de uma força policial é uma conduta profissional, e não violenta e desumana”, afirmou.
Assista ao vídeo: