Desde os primeiros rumores de que Bia (Maisa) teria um final feliz em Garota do Momento, parte do público passou a cobrar a autora Alessandra Poggi nas redes sociais. Esses telespectadores querem que a jovem pague pelas maldades que cometeu contra Beatriz (Duda Santos) durante a novela das seis. Essa repercussão, curiosamente, está longe de acender um “alerta vermelho” para a Globo. Pelo contrário, indica que a produção realmente surtiu efeito na audiência.
Em meio a uma crise da TV aberta como um todo, as discussões sobre os rumos de uma trama –até os mais acalorados– se tornaram um indicativo importante. É um sinal de que a história, de fato, pegou. Pior seria o desinteresse.
Como o Notícias da TV havia antecipado, Bia vai passar por um processo de redenção no último mês de Garota do Momento. Após uma cirurgia no coração, ela vai pedir o desquite a Beto (Pedro Novaes), acertar suas diferenças com Beatriz e até mesmo ter um final feliz ao lado de Ronaldo (João Vitor Oliveira).
Uma parte do público, porém, acredita que Alessandra está sendo generosa demais com a vilã. Afinal, a jovem está longe de ser apenas mais uma das vítimas das mentiras de Juliano (Fabio Assunção) e Maristela (Lilia Cabral) –já que participou ativamente de algumas maldades, como o roubo do colar que levou a personagem de Duda Santos para a cadeia.
Há também um recorte racial importante, especialmente porque Bia obviamente se aproveitou da sua branquitude ao longo da história para prejudicar Beatriz.
Mas, afinal, qual o impacto dessas discussões sobre o texto de Alessandra? Bem, a autora vai ter um pouco mais de trabalho para convencer o público que a vilã interpretada por Maisa realmente merece uma segunda chance. O desenrolar dos acontecimentos da próxima semana vai ser determinante para que uma redenção seja ou não realmente verossímil para o público.
Um dos trunfos está nas mãos de Arlete (Bete Mendes), especialmente porque a relação da avó com a neta perdida teve um bom impacto. Outro ponto é em relação a Clarice (Carol Castro), cujo andamento da trama vai ser fundamental para colocar Bia e Beatriz do mesmo lado.
Mas Bia virou protagonista?
Uma das questões que também vem sendo bastante discutida nas redes sociais é que Bia supostamente teria roubado o posto de protagonismo de Beatriz. De fato, a personagem vem crescendo nas últimas semanas, mas um detalhe é importante nessa conta –o número bastante elevado de capítulos, com 203.
Em uma produção tão longa, é natural que diversos personagens se revezem como protagonistas ao longo das semanas, assim como já aconteceu com Zélia (Leticia Colin), a própria Clarice e até Celeste (Débora Ozorio).
Por outro lado, também é inegável que a história de Beatriz tem dado sinais de esgotamento desde o final de março. Não há muito mais jogadas para a jovem dentro da trama sem as que vão levá-la diretamente para um desfecho –a vitória definitiva sobre os Alencar e o final feliz com Beto.
Esse ponto merece maior atenção de Alessandra em suas próximas tramas, até porque a Globo tem feito um grande movimento por mais protagonismo negro. E tem um peso maior que justamente a mocinha negra tenha visto a sua história se esgotar. Especialmente logo depois que o público acompanhou Volta por Cima (2024), em que Madá até dividiu o espaço principal com outras personagens, como Roxelle (Isadora Cruz), mas teve fôlego para ficar no centro da história até o último capítulo.
Garota do Momento é ambientada em Copacabana, no Rio de Janeiro, e se passa em 1958. O folhetim conta com direção artística de Natalia Grimberg. No elenco, estão Solange Couto, Carla Cristina Cardoso, Leticia Colin e Ícaro Silva, entre outros nomes. A trama ficará no ar até junho.