Menu

Governo quer punir “desordeiros que agiram com interesses políticos”

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador do Acre, Gladson Cameli, repudiou o protesto realizado nesta sexta-feira (23) durante o encerramento da reunião da GCF Task Force, na Universidade Federal do Acre (Ufac). Para a gestão estadual, a manifestação foi motivada por “interesses exclusivamente particulares e políticos” e teve como objetivo causar prejuízos ao evento e à imagem do estado.

O governador destacou que as reuniões do GCF são tradicionalmente espaços destinados à discussão de medidas concretas para o equilíbrio das questões ambientais, sociais e econômicas, sempre visando o desenvolvimento das populações que vivem na floresta. Reforçou também que o evento é aberto à participação de iniciativas que contribuam positivamente com ideias e posicionamentos, o que, segundo a avaliação oficial, não foi o caso.

Anúncio

A atuação dos manifestantes, tidos como “desordeiros”, foi classificada como uma tentativa de “manchar a imagem de todos os acreanos, que tradicionalmente são conhecidos como pacíficos e hospitaleiros”.

Diante do ocorrido, o governo condenou o protesto e afirmou que irá investigar o caso, comprometendo-se com a punição dos responsáveis. Ao mesmo tempo, afirmou o compromisso com a democracia e a liberdade, destacando que essa é uma responsabilidade contínua que exige a participação ativa de toda a sociedade.

O protesto, protagonizado por integrantes do Comitê Chico Mendes, da União da Juventude Comunista, da Juventude do Partido Comunista e de movimentos indígenas, criticou o agronegócio e a gestão ambiental do governador Gladson Cameli, apontando o evento como uma “farsa”.

Durante a manifestação, houve confronto entre manifestantes e seguranças após uma das participantes tentar subir ao palco e falar ao microfone. O governador interveio, afirmando que o governo está aberto ao diálogo, mas que aquela não era a ocasião apropriada, e ordenou a retirada dos manifestantes do local.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.