Foto: Francisco Panthio/Cedida
O movimento de moradores do bairro Castelo Branco e outros adjacentes que são contrário à mudança do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) voltou a fechar a rua Rio Grande do Sul, na confluência com a rua do Bola Preta, em Rio Branco, no fim da tarde e início da noite desta quinta-feira (22).
Desde a quarta-feira (21), o movimento cresceu, ocupou e interditou pelas últimas 24 horas a rua do Bola Preta, onde fica a residência que agora abriga o Centro POP. Uma equipe de assessores do deputado federal Roberto Duarte tem dado apoio aos manifestantes. A preocupação dos moradores é de que as pessoas em situação de rua que utilizam o serviço de assistência aumentem o índice de criminalidade na região.
Enquanto isso, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco, João Marcos Luz, tem garantido que a mudança do Centro POP é definitiva e irreversível, e conta com o apoio do prefeito Tião Bocalom e de órgãos de controle para manter a decisão.
Com o bloqueio da rua Rio Grande do Sul, um congestionamento se formou na rua Machado de Assis, que tem se tornado alternativa aos motoristas para acesso entre o centro da capital e a região da baixada.