Categorias: Tricas & Futricas

BR-364

Por
Da Redação

É ônibus que tomba devido às péssimas condições da estrada, é ponte com pilastra “em falso”, é morador fechando a estrada… A BR-364 nunca esteve tão em evidência no Acre devido aos problemas da estrada. E os políticos vão de novo (com suas diárias no bolso) fazer uma caravana entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul “averiguar” a situação da Rodovia.


A arrogância em PJ

Parece pouco, mas a realidade é cruel para milhares de acreanos: 1,8% dos lares vivem em “pobreza energética”, número que põe o Acre na liderança de mais um malfadado ranking com 19.591 pessoas vivendo nessa precariedade, segundo o Observatório Brasileiro de Erradicação da Pobreza Energética. Para efeito de comparação, São Paulo tem 0,1% dos lares em pobreza energética, onde há sempre carência de eletricidade. Com a palavra, a arrogante Energisa.


Chegadas e partidas

O acesso ao Posto da Tucandeira, na divisa do Acre com Rondônia e Amazonas, é um escárnio. Os caminhoneiros simplesmente não conseguem acreditar que estão indo rumo a uma capital de tanto buraco, falta de sinalização e desertidão na BR-364.


Chegadas e partidas II

Aliás, ao ultrapassar a placa que informa ao viajante que ele está entrando no Acre, o leito da rodovia muda da água para o vinho: o que era ruim piora. E muito. A chegada ao Acre é desanimadora, dá vontade de dar meia-volta e partir…


Costura

A composição da chapa do deputado federal Alan Rick para a eleição majoritária segue em fase final de articulação. Falta apenas a definição de um partido e a costura política com aliados. Nomes como Emerson Jarude e Mara Rocha já são cogitados para compor a chapa, seja como vice ou candidatos ao Senado.


Falou bem

Entrevista do empresário Adem Araújo no Bar do Vaz repercutiu positivamente entre os dirigentes de clubes de Rio Branco. Demonstrando conhecimento, Adem deixou claro que pretende gerenciar a Federação de Futebol como empresa e não como um puxadinho de grupos políticos. Hoje Adem Araújo embarca para o Rio de Janeiro, onde participa pela primeira vez de reunião na CBF e já no domingo vota para eleger o novo presidente da entidade.



Oremos!

Quem ainda sonha que Mailza Assis não será candidata a reeleição, é melhor consultar uma vidente, pois os pastores que a cercam oram todos os dias pela decisão de vice de Gladson. Se a oração é forte e tem o poder de cura, saberemos daqui a um ano!


Procurando Nemo

Os vereadores de Rio Branco se reuniram com moradores do bairro Castelo Branco para discutir a situação do Centro Pop. Apesar do longo diálogo, nada de concreto foi decidido. Ao final do encontro, os parlamentares colocaram a Câmara Municipal à disposição da comunidade. O vereador Joabe Lira adotou uma postura discreta e pouco se manifestou, numa tentativa de não se indispor com o prefeito Tião Bocalom.


Centro é Pop

Ninguém quer o Centro Pop por perto. Onde se fala que ele será instalado lá estarão os moradores fechando rua e protestando. Nessa questão, a prefeitura de Rio Branco segue sem criatividade e João Luz continua no escuro. E no escurinho toca seus conturbados planos…


“Casarão Pop”

A nova sede do Centro POP em Rio Branco ainda promete muito pano pra manga. O aluguel custa pouco mais de R$ 6 mil mensal pelo “casarão” por, pelo menos, um ano. Veremos as cenas dos próximos capítulos…


E tem mais

Dizem que a alimentação dos moradores em situação de rua será feita pelo Restaurante Popular, próximo à nova sede do Centro POP. No restaurante, almoçam diariamente trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social e econômica. Como ficará esse fluxo com os novos consumidores? É esperar para saber!


Love’s in the air

Um político de altíssima patente no Estado teria sido fisgado pelo cupido. Dizem que ele é só felicidade por onde passa e essa felicidade seria por conta de uma empresária do Alto Acre.



De novo

Rio Branco voltou a ficar feia na fita quando o assunto é Primeira Infância. Não é opinião. É matemática. Dados do Todos pela Educação mostram que a capital do Acre é a terceira pior capital do país no acesso das crianças a creches.


Apenas

De acordo com o Todos pela Educação, apenas 16% das crianças de 0 a 3 anos têm acesso a creches. 29% têm dificuldade de acesso.


Norte

Aliás, nesse quesito, as capitais do Norte estão em posição desrespeitosa com a Infância. Entre os 10 piores resultados, 6 são ocupados por capitais do Norte, incluindo a rica Belém.


“E o PT?”

E aos que mantêm a cantilena “E o PT?”, é bom lembrar que o partido já saiu do Governo há seis anos (sem parceria com o Estado, a Prefeitura de Rio Branco pouca capilaridade tem nessa área). Na gestão municipal, o partido já está há 7 anos fora das decisões. Não é por nada não, é porque Jorge Viana sempre falou demais e agora paga o preço pela língua grande que tem…


Invejoso

O vereador Eber Machado tem tanta paixão pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que comprou um chapéu de palha para imitá-lo nos vídeos que o critica em suas redes sociais. Depois que introduziu o chapéu nas suas andanças, o vereador tá sendo chamado de invejoso.



É o jeito

Recentemente, Alysson passou 10 dias viajando. A chefe de Gabinete, que o substituiu, faz o gênero “piso no chão porque é o jeito”: não compartilha, não conversa, não compactua. Resultado: Alysson enfrentará uma manifestação, um gesto do setor de Ensino. Isso tudo, sem contar a greve dos professores da rede municipal.


Desconfiado

Tio Pablo e Eduardo Ribeiro, ambos deputados estaduais pelo PSD, ficaram em campos opostos no embate em relação à pauta do boi. Pablo ficou meio desconfiado porque havia uma certa proximidade, até a patada inicial.


Deve

E a distância entre os dois deve aumentar. Já que o principal gargalo do pequeno pecuarista (manipulado naquele debate) não é a questão da pauta, mas da rastreabilidade. A pauta é debate miúdo perto do que a rastreabilidade será capaz de promover com a base da pecuária desestruturada como está por aqui.


Com dinheiro alheio…

A comitiva do Quinari está com uma van exclusiva para carregar os vereadores e a prefeita para agendas institucionais. No fim da tarde de ontem (20), esta van foi flagrada desembarcando os representantes do povo em um badalado bar de Brasília. Oh… terra boa!


GCF

Os gringos que tanto falam em conservação decidiram enfrentar um pouco do nosso calor. Foram visitar a casa de Chico Mendes, a Reserva Extrativista Chico Mendes, para ouvir o Raimundo Mendes, primo do Chico, repetir o que sempre diz. Não é novidade que essa rota obrigatória, Xapuri, casa do Chico, seu assassinato, a Resex Chico Mendes e a luta dos extrativistas pela conservação, já virou um roteiro repetido.


É ou não é?

Um aspecto interessante dos movimentos sindicais que crescem com a aproximação das eleições, de dois em dois anos, é que quando a imprensa pergunta: “tá, mas você é candidato(a)?”, alguns se magoam com o questionamento. “Não é porque vou ser candidato(a) que estou no movimento”, dizem. Aham, sei…


Compartilhe
Por
Da Redação