Categorias: Destaque 2

Acre está entre os estados com menos exames de glaucoma no SUS nos últimos cinco anos

Por
Da redação ac24horas

Um levantamento inédito do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS), revelou que o Acre está entre os estados com menor número de exames específicos para diagnóstico de glaucoma realizados na rede pública entre 2019 e 2024.


No período, foram apenas 4.072 procedimentos registrados no estado, número que o coloca na penúltima posição do ranking nacional, à frente apenas do Amapá, que contabilizou 45 exames em cinco anos. Roraima teve 12.595.


A diferença é significativa quando comparada aos estados com maior volume de exames, como São Paulo (2,6 milhões), Rio Grande do Sul (1,82 milhão) e Pernambuco (1,1 milhão). Segundo o CBO, embora o Brasil tenha registrado um aumento de 63% nos exames de glaucoma, passando de 1,37 milhão em 2019 para 2,25 milhões em 2024, a expansão foi marcada por desigualdades regionais. No Sudeste, por exemplo, o crescimento foi de 116%, enquanto no Nordeste o aumento foi de 24%.


Como parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, que será celebrado na próxima segunda-feira, 26 de maio, o Conselho vai promover uma transmissão ao vivo no sábado, via YouTube, com o projeto “24 horas pelo glaucoma”.


Com informações do O Globo


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas