Categorias: AmapáRegião Norte

Justiça do Amapá mantém condenação de delegado acusado de integrar facção criminosa

Por
Terezinha Moreira

O Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) decidiu, nesta terça-feira (20), manter a condenação do delegado afastado Sidney Leite, ex-titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes da Polícia Civil. Ele foi sentenciado, em outubro de 2024, a 10 anos e 2 meses de reclusão em regime fechado, além do pagamento de multa, por envolvimento com organização criminosa.


Sidney Leite foi acusado de integrar a facção conhecida como Família Terror Amapá (FTA). O relator do processo votou pela manutenção da pena fixada no ano passado. Apesar disso, o delegado poderá responder em liberdade até o trânsito em julgado da ação penal.


A defesa contestou a validade das provas apresentadas, alegando que foram obtidas de forma ilícita.


A prisão do delegado ocorreu durante a Operação Queda da Bastilha, deflagrada pela Polícia Federal em 2022. A investigação apontou o envolvimento de Sidney com uma organização criminosa atuante no estado, suspeita de praticar crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa e passiva, prevaricação, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro — inclusive dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira